Prefeitura de Cantagalo ganha lixeiras doadas pela Lafarge

Objetivo é estimular a população a separar o lixo e a promover o correto descarte

O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), recebeu, no último dia 2 de julho, em seu gabinete, no prédio da Prefeitura, o gerente da fábrica de cimento da Lafarge, em Cantagalo, Marcelo Miranda, e o gerente de Controle e Performance da indústria, Manoel Ramos, que tinham uma missão: entregar 12 conjuntos padrão de lixeiras para a coleta seletiva de lixo doméstico, sistema que já teve início no município. Os conjuntos contam com cinco lixeiras cada – vidro (verde), plástico (vermelha), metal (amarela), papel (azul) e não reciclável (cinza). Segundo o prefeito, eles serão implantados, pela Prefeitura, em locais estratégicos e previamente definidos. Além dos conjuntos, também foram doados um coletor de copos descartáveis e um conjunto com três lixeiras de coleta seletiva.

Por cerca de 40 minutos, Saulo Gouvea, Marcelo Miranda e Manoel Ramos conversaram sobre o programa de coleta seletiva, a parceria que liga a fábrica à Prefeitura na área de meio ambiente e várias outras questões ligadas às fábricas de cimento, além de assuntos ligados à área administrativa da Prefeitura. “Para nós, é um enorme prazer receber esse presente da Lafarge, que já é uma grande parceira na solução da questão do lixo urbano de Cantagalo”, declarou o prefeito, acrescentando que, em breve, a Prefeitura fará o que chamou de “upgrade” da usina de reciclagem e compostagem de lixo do município, instalada no bairro Novo Horizonte. “É uma usina que já está operando aquém da demanda e necessita de novos investimentos para melhor atender ao crescente volume de lixo”, informou.

Também participaram da entrega a assessora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Lúcia Marinho Izabel Faria, e o coordenador de Fiscalização e Licenciamento Ambiental do município, José Guilherme Carvalho. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder Gomes Pinto não pode participar porque estava em Trajano de Moraes, onde participava de uma reunião, no plenário da Câmara Municipal de Trajano de Moraes, para tratar de assuntos referentes à coleta seletiva e formação do Conselho de Secretários Municipais do Meio Ambiente.

Modelo na coleta, tratamento e destinação final da parte não reciclável do lixo urbano, o município de Cantagalo conta com importante parceria da Lafarge no processo. Com a implantação do projeto de coprocessamento de lixo doméstico, o município, que já era exemplo nacional, conseguiu atingir a sua meta de aterro zero bem antes do surgimento da lei federal 12.305, de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse processo, a parte não reciclável do lixo doméstico de Cantagalo é coprocessada nos altos fornos de cimento da Lafarge. Sem nenhum tipo de poluição ambiental, todo o material – cerca de 40 toneladas mensais atualmente – é destruído, fazendo parte da composição do produto, sem nenhuma alteração nas suas características. O  programa é o primeiro a ser realizado no País.

A expectativa da Prefeitura e da Lafarge é que a população se enquadre, cada vez mais, no novo sistema de coleta de lixo, que tende a evoluir ainda mais. Atualmente, o morador separa apenas o lixo seco (vidro, papel, papelão, plástico, etc.) do lixo molhado (orgânico, como os restos de alimentos).

Ver anterior

Centro Cultural Viva, de Duas Barras, recebe prêmio de R$ 5 mil

Ver próximo

Presidentes das associações de Cantagalo e Cordeiro discutem ações para seus associados

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!