A proposta da Prefeitura foi enviada em 20 de setembro ao Poder Legislativo e, na mensagem, o prefeito Carlos Emanuel Ferreira Braz, o Memel (PSB), solicitou apreciação em regime de urgência urgentíssima. Por conta do pedido, a matéria foi apreciada e votada num prazo de apenas 13 dias, com conclusão no último dia 3 de outubro.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é “o custeio das atividades do hospital e, por conseguinte, o incremento das ações de saúde no município”. A subvenção chega como um alento ao hospital que, como os demais do interior, depende de auxílio do poder público, além de convênios em geral, para conseguir sobreviver e atender à comunidade.
A subvenção concedida ao hospital pela Prefeitura de Carmo é a maior da região. Em Cantagalo, a Prefeitura repassa mensalmente ao hospital R$ 115 mil; em Cordeiro, o Governo Municipal repassa, todos os meses, R$ 130 mil ao Hospital Antônio Castro. Em Trajano de Moraes, o valor de repasse mensal ao Hospital Francisco Limongi ainda não foi definido, mas a Prefeitura está investindo recursos nas obras de reforma geral da unidade de saúde.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trajano de Moraes, na parte interna, os 24 cômodos, entre salas de cirurgia, repouso, de espera, quartos dos profissionais, enfermarias, parte administrativa, sala de raio-x, cozinha, alojamento, lavanderia, farmácia e almoxarifado já receberam obras de infraestrutura e novos móveis, como camas, mesas de escritórios e equipamentos em geral. A parte externa também está sendo totalmente reformada com pintura e obras.