O Sine funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h no primeiro piso do Charm Shopping (Rua Senhor dos Passos, 81 – Centro). O cidadão que quiser se cadastrar no sistema para tentar uma vaga de emprego deve levar carteira de trabalho, o cartão do PIS (Programa de Integração Social), CPF (Cadastro da Pessoa Física), carteira de identidade e comprovante de residência.
A grande novidade da nova fase do Sine em Carmo é o acesso a vagas de todo o país. Agora, os moradores de Carmo podem conseguir emprego em qualquer região brasileira. Até 2009, o Sine oferecia vagas apenas a nível municipal, o que limitava o campo de trabalho da população.
– A gente tem acesso a todas as vagas em nível nacional para oferecer à nossa população. É de extrema importância para Carmo conseguir encaixar seus trabalhadores no mercado. Este posto é de grande relevância para os jovens, que podem conseguir seu primeiro emprego. A gente está reabrindo agora, mas este é um esforço de longo tempo da Prefeitura – lembrou o secretário Geral do município, José Fernandes.
O Governo Federal é o responsável pela manutenção do Sine, enquanto o Governo do Estado entrou com toda a infraestrutura para o funcionamento do posto na cidade. Além de ter vencido a batalha para reabrir o Sine, a Prefeitura de Carmo arca com o aluguel da sala e cede servidores para o trabalho. Esses servidores municipais foram treinados para realizar o trabalho no Sine.
Responsável pelo posto, Francisco Sérgio Pinheiro tem realizado todas as funções do sistema e auxiliado a população na obtenção da sua vaga no mercado. “Em um segundo momento, faremos um curso sobre seguro desemprego. Aqui, a gente não vai trabalhar só na captação de vagas, iremos lidar com carteira de trabalho e seguro desemprego também”, concluiu Francisco Sérgio Pinheiro.