A Prefeitura Municipal de Macuco iniciou dia 30 de abril, em conformidade ao Decreto nº 1116/2020, a atuação das barreiras sanitárias instaladas nos acessos a cidade. O prefeito Bruno Boaretto, considerando a necessidade da tomada de medidas preventivas para proteção à saúde da população em relação a pandemia de Coronavírus e em virtude da confirmação de casos em cidades próximas, decretou o fechamento à acessos alternativos a cidade para veículos.
Colocou bloqueios para fechar dois acessos da cidade localizados nos bairros Reta e Barreira, o objetivo é evitar que pessoas de outras cidades entrem no município por vias alternativas, obrigando todos a passarem pelas barreiras sanitárias impostas pelo governo municipal nos principais acessos.
O acesso de veículos se dará pela RJ 116, no bairro Maravilha e na entrada do bairro Glória, onde se encontram instaladas as barreiras sanitárias, sendo os ocupantes examinados e entrevistados, sendo permitida a entrada apenas de moradores e trabalhadores do município com comprovação, objetivando evitar a disseminação do Coronavírus em nossa cidade.
Na Rodoviária de Macuco os servidores abordam os passageiros que chegam à cidade para identificar os que apresentam algum sintoma, orientando, e fazendo a medição da temperatura dos passageiros que desembarcarem na rodoviária.
As barreiras sanitárias contam com Agentes de Saúde, da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e com apoio da Polícia Militar, que na hipótese de resistência às determinações das barreiras sanitárias, tomar as providências legais.
“A barreira sanitária é importante para identificarmos as pessoas com sintomas gripais de forma precoce. Assim, você faz as recomendações no tempo oportuno, como buscar os serviços de saúde e evitar que essa pessoa circule pela cidade. Essas medidas reduzem a velocidade da transmissão do Coronavírus”, explicou o Secretário de Saúde, Adivar Exposto.