Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
As trilhas do tempo só podem ser percorridas pelo trem da vida. Essa frase caiu como uma luva para a população macuquense no dia 25 de junho, data escolhida pelo prefeito Bruno Boaretto para lançar um marco histórico que aguça a memória dos mais velhos, abre os horizontes do saber para as futuras gerações e simboliza a projeção do município como uma força turística regional iminente.
E numa noite de fortes emoções adotando as precauções que o momento exige, a Gestão Municipal entregou de uma só vez duas excelentes benfeitorias à comunidade. A primeira foi a revitalização Praça José Joaquim Taveira – que ganhou ares modernos e paisagem mais aprazível e aconchegante – e a segunda delas ofereceu e seguirá ofertando uma incomparável viagem ao glorioso e progressista passado de Macuco.
Uma réplica irretocável da locomotiva ‘Maria Fumaça’ – cópia fiel daquela que transportava junto com os primeiros macuquenses os seus sonhos e ideais de vida – agora é parte do ambiente cotidiano do município e promete impulsionar uma série de outros projetos que têm como intuito alavancar o turismo, a economia e a autoestima do povo macuquense, que teve momentos de reafirmação desse orgulho nativo.
Cada autoridade presente deixou sua mensagem de exaltação ao ato, que entrou para a história e ficará marcado nas memórias. Porém, foram do próprio prefeito as palavras mais marcantes, ao destacar as iniciativas de resgatar a tradição e reconhecer as raízes do povo macuquense. “Um povo sem história e sem raízes não tem fibra e, por isso, acaba se tornando vazio. Precisamos valorizar quem somos, de onde viemos e proporcionar aos mais jovens a chance de conhecer sua história”, justificou Bruno.
A implantação da réplica de uma locomotiva ‘Maria Fumaça’ na Praça José Joaquim Taveira – totalmente revitalizada e com um ar mais modernista – deixou a certeza de que Macuco caminha na direção certa rumo a um futuro não muito distante.
“Resgatar a história de Macuco é nos fazer sentir novamente e a cada dia um orgulho imenso de sermos macuquenses. Com essa preciosidade que nos relembra o trem da Estação Ferroviária também abriremos espaço para que nossas crianças e jovens possam conhecer nossa real história”, vereador Julio Badini, presidente do Poder Legislativo.
“Mexe conosco realçar a honra e a história desse município que tanto amamos. Nosso íntimo fica orgulhoso, assim como aumenta a cada dia o nosso orgulho pela família, dos nossos pais e nossos avós. Registro aqui nossa gratidão pela homenagem e externo nossas emoções com esse momento histórico”, Claudia Bonan, secretária de Desenvolvimento Social e neta do homenageado.
“Dezenas de pessoas contribuíram para que pudéssemos estar aqui hoje, inaugurando esse monumento, incluindo os antepassados que escreveram a história de Macuco. Parabenizo também os profissionais que foram incansáveis, orientando, pesquisando e construindo essa maravilha de lembrança”, Frederico Saporetti, secretário Municipal de Obras.
“Resumimos essa noite com duas palavras que transbordam em nossos corações: orgulho e gratidão. Primeiro pelo resgate de uma história que nos faz a cada dia exibir esse orgulho em poder dizer que somos macuquenses. Depois pelo empenho, talento e dedicação de todos aqueles que desenharam esse projeto de forma conjunta”. Maurício Góes, diretor do Departamento de Turismo.
“Antes de qualquer coisa, é essencial darmos graças a Deus por nos conceder forças para trabalhar pelo município que tanto nos orgulha. Poder abraçar essas causas e contribuir deixando legados para as futuras gerações não têm preço, ainda mais quando vemos que é uma chance para que elas visitem o passado e saibam suas origens”, afirmou a vice-prefeita Michelle Bianchini, e atual secretária de Administração.
“Nossos sonhos não param por aqui. Com a ajuda de Deus, ainda faremos pelo menos cinco inaugurações até dezembro. Estamos vencendo desafios, oportunizando aos jovens vivenciar a história, ao mesmo passo em que cuidamos com responsabilidade da saúde, educação, cultura e turismo com muito sucesso. Hoje, podemos dizer que essa é a pedra fundamental da retomada da economia e do turismo, que ainda será nossa moeda verde num futuro próximo”, garantiu Bruno Boaretto, prefeito de Macuco.