Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
Projeto faz parte de parceria com a Caixa e a entidade União por Moradia Popular
O prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), e o vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB) se reuniram, no último dia 18 de março, com membros da entidade União por Moradia Popular do Estado do Rio de Janeiro, representantes da Caixa Econômica Federal e o chefe de Gabinete do deputado Nilton Salomão (PT), Cosme Viana, para dar sequência ao planejamento da construção de 100 casas populares no bairro Maravilha. O projeto será concretizado através da entidade e financiado pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida Entidades’, via Caixa Econômica.
Esse foi o segundo encontro com o grupo para delimitar todas as necessidades para a realização do projeto. Como se trata de um financiamento da Caixa, é preciso atender diversas exigências antes de começar a obra, que é gerenciada pela entidade com a participação das famílias que serão contempladas.
Segundo os gerentes da Caixa, Paulo Zacarias e Rubem Filho, este deve ser o primeiro empreendimento do tipo realizado no estado. “Nosso objetivo é viabilizar e entregar as casas, por isso nossa preocupação é estarmos juntos, do começo ao fim, para tudo dar certo”, disse Zacarias. “E, no final, a Caixa fiscaliza tudo para ver se foi cumprido o projeto”, acrescentou Rubem.
O próximo encontro deve ser uma assembleia com as famílias que podem ser beneficiadas. A Secretaria de Desenvolvimento Social vai apresentar uma pré-seleção, mas é a entidade União por Moradias que, após acompanhamento, apresentará as contempladas.
De acordo com o coordenador da União, Cláudio Pereira, cada casa respeitará o espaço do terreno doado pela Prefeitura, mas, ainda assim, em acordo com a família, será definido se ela vai ter de um a três quartos, por exemplo, mas totalizando o mesmo valor das outras. Neste projeto, os beneficiados participam de todo o processo de construção.
Para o prefeito Félix Lengruber, este é um passo importante para atender às famílias que precisam de moradias dignas e também para o cumprimento de uma das metas de seu governo. “Esta parceria nossa com a entidade e com a Caixa Econômica Federal é muito importante. E esperamos, brevemente, estar com toda a documentação pronta do terreno que doaremos para a construção das casas. Vale ressaltar que a definição das famílias segue critérios estabelecidos pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida Entidades’. Estamos muito ansiosos por este projeto”, disse.
Também participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lúcia Bonan; o secretário municipal de Obras, Niraldo Menezes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Frank Lengruber (PSD); e vereador Wilson Trallis (PSB), além do prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT), que também pretende concretizar parceria com a entidade.