Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta terça-feira, dia 6, foram abertos 17 novos leitos de enfermaria covid, no Hospital Municipal Raul Sertã, destinados ao tratamento de pessoas com a doença.
O novo espaço funciona na área da clínica cirúrgica, uma ala que estava parcialmente fechada para obras e precisou passar por reformas de recuperação e adequação. Para o espaço entrar em atividade foi necessário que a Secretaria de Saúde adequasse o setor de CTI 2, e suspendeu, temporariamente, as cirurgias eletivas, sendo executadas apenas as de urgência e emergência. Contudo, manteve os seis leitos de CTI geral e da ala coronariana para atender as outras especialidades. Os pacientes que passarem por essas cirurgias ficarão em setor próprio e com isolamento adequado. Os profissionais que trabalharão na nova ala covid são aqueles convocados, na última semana, pelo edital de chamamento público.
A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, salienta que mesmo com a abertura desses novos leitos, ainda não será suprida a necessidade da demanda da cidade. “Já temos pessoas sendo atendidas em macas e cadeiras pelos corredores do hospital. A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se o friburguense não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”. A secretária destaca também que a UPA já está atendendo com sua capacidade máxima de lotação. “A situação é muito séria”, assegura.
De acordo com dados divulgados diariamente pela prefeitura, somente neste dia 6 surgiram 55 casos suspeitos e três pacientes aguardavam vaga de UTI (e seriam atendidos, pois naquele momento havia pacientes com alta médica). Ao todo, desde o início da pandemia, Nova Friburgo registra 12.616 casos positivos e 381 pessoas morreram.
A vacinação contra a Covid-19 em Nova Friburgo segue em um ritmo de imunização acima das médias estadual e federal. De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa, até o dia 06 de abril de 2021, Nova Friburgo vacinou 12,32% da população, mediante os percentuais de 8,16% do Estado do Rio de Janeiro e 9,84% do Brasil. Estamos seguindo todos os protocolos de imunização estabelecidos pelo Ministério da Saúde e, juntos, conseguiremos vencer esta batalha e vacinar todos os friburguense.