Prefeitura de Nova Friburgo investiga caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Nova Friburgo  informou que investiga um caso suspeito de coronavírus na cidade. De acordo com o município, a paciente é uma mulher moradora da cidade que realizou cruzeiro com destino à Argentina no dia 16 e retornou ao Brasil nesta semana.

Segundo a Prefeitura, o município foi notificado sobre o caso nesta quarta (16) por um hospital da rede privada da cidade.

“Segundo o hospital, a paciente passa bem, sem agravo do quarto, com previsão de ser liberada hoje. Ela receberá todas as orientações de precaução de contato. No atendimento, foram adotadas todas as medidas preventivas para a transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para a vírus respiratórios comuns”, informou a Prefeitura em nota.

Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, o material coletado para análise específica foi encaminhado para o laboratório de referência do Estado, o Lacen-RJ, que encaminha também para a Fiocruz, de acordo com o protocolo Charité, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso só poderá ser confirmado ou descartado, após o resultado.

A Secretaria de Estado de Saúde está em alerta máximo e pronta para enfrentar o Coronavírus, caso alguma suspeita seja confirmada em território fluminense.

O Ministério da Saúde anunciou o primeiro caso no Brasil, de um morador de São Paulo, de 61 anos, que recentemente esteve na Itália. Até o momento, a China é o país mais afetado, com mais de 78 mil casos da doença e 2,7 mil mortes.

Desde o início do ano a Secretaria de Estado de Saúde trabalha na organização de um plano de resposta eficiente e ágil para enfrentar o Coronavírus, caso ele chegue por aqui – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar um possível surto de Coronavírus no Estado do Rio. Ele é capaz de provocar epidemias e pode evoluir a pandemias. Para proteger o cidadão fluminense do 2019-nCoV, a SES definiu objetivos estratégicos, a fim de evitar a disseminação desse novo vírus entre uma população sem imunidade para este subtipo viral.

Comunicado Coronavirus Nova Friburgo

Ver anterior

Cantagalense vence carnaval no Rio de janeiro, com Escola de Samba Viradouro, de Niterói

Ver próximo

Verde e Branca apresentou “Do passado ao presente: Prazer eu sou Mocidade Independente”

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!