Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Trajano de Moraes, com a população estimada de 10.626 habitantes, é o único município dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro a não ter casos confirmados de covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Município.
A Secretaria de Estado de Saúde chegou a divulgar em seu boletim sanitário que existiriam dois casos de coronavírus em Trajano de Moraes. Mas segundo as autoridades Trajanenses foi um engano, pois os casos suspeitos seriam de outros municípios. “A Coordenadoria de Vigilância e Saúde de Trajano de Moraes fez contato pedindo acerto no endereço da paciente que é de Santa Maria Madalena. Ela mora no Morro do Estado, quarto distrito de Madalena e caiu na conta de Trajano por um erro de digitação no CEP”, garantiu Douglas Smmithy, assessor de Imprensa da Prefeitura de Trajano de Moraes, sobre um dos casos.Mas no boletim da Secretaria de Estado de Saúde do dia 18 de maio, apareceram dois casos para o município de Trajano de Moraes, inclusive um óbito, que também foram corrigidos no boletim da Secretaria do Estado do dia 19 de maio, e com isso, o município de Trajano de Moraes voltou a não ter nenhum caso confirmado do covid-19, até o fechamento desta edição.
A Prefeitura de Trajano de Moraes explicou que, desde o começo da pandemia, determinou medidas preventivas em setores da administração pública e recomendou ações no setor privado como o uso de máscaras, distribuição de álcool em gel para clientes e redução de pessoas nos estabelecimentos.
De acordo com avanço da propagação do vírus no estado, as medidas foram ficando mais rígidas. A cidade passou a adotar o controle de entrada e saída com profissionais da saúde em barreiras sanitárias.
O prefeito Rodrigo Viana acredita que o trabalho realizado nas barreiras foi positivo para o município e reforçou que o isolamento social da população durante o período excepcional de surto da doença é uma das medidas de controle mais eficazes e importantes para controlar o avanço do novo coronavírus na cidade.
“Nesse momento, não podemos enfrentar essa situação com pânico ou disseminação de fake news. O que é preciso é planejamento, uma abordagem técnica, responsável e com firmeza, enfrentando essa situação, que é o que estamos fazendo em Trajano de Moraes e nos distritos”, disse Rodrigo Viana.
O município também intensificou as ações de desinfecção das ruas. Além das medidas já citadas, a cidade também suspendeu por tempo indeterminado as aulas nas escolas e cancelou as atividades para idosos realizadas na cidade. O objetivo é proteger a saúde dos idosos, que são os mais sujeitos à contaminação da Covid-19. Os idosos foram orientados quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar os riscos de contaminação.
“Criamos uma força-tarefa, através do gabinete de crise, integrando as ações de prevenção, de assistência, e os protocolos para enfrentar essa situação. Então nós temos hoje, já planejadas e sendo executadas ações integradas de treinamento do pessoal, de reforço e aquisição de equipamentos para enfrentar uma eventual epidemia de coronavírus”, disse o prefeito.