Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Para o prefeito Sérgio Xavier, esse é um sonho antigo de Nova Friburgo e que, agora, se realizará. A cidade, como destacou o prefeito, não conta com um hospital especializado no tratamento da doença. “Muitas pessoas precisam se deslocar muitos quilômetros até Niterói, Rio de Janeiro ou Petrópolis para fazerem o tratamento. Essa nova unidade é fruto da parceria do Governo do Estado com o município, que agora vão tocar o projeto”, destacou.
Além disso, Sérgio Xavier ressaltou que a implantação do Hospital de Oncologia de Nova Friburgo será um grande aparelho também a serviço da Secretaria Municipal de Saúde. “O secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia, com toda a sua competência e experiência, será fundamental na implantação desse projeto”, elogiou o prefeito.
O Hospital de Oncologia de Nova Friburgo será fundamental para toda a Região Serrana, assim como para o Centro-Norte, destacou Affonso Monnerat, subsecretário estadual para a Reconstrução da Região Serrana.
– No dia 29 de fevereiro, o Judiciário decidiu pela liminar que concede ao Estado a posse do prédio. O Estado efetuará o depósito e, a partir disso, será feito o projeto conceitual, o projeto básico e, em seguida, a licitação e as obras – afirmou Côrtes.
Em uma área de 83 mil metros quadrados, a nova unidade não precisará de grandes obras. “Tudo está bem conservado. A intenção é manter o alto nível de qualidade que o local já possui”, destacou Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa Estadual de Obras Públicas (Emop), órgão responsável pelo projeto e obras do hospital. “Este ano mesmo, teremos pacientes sendo tratados aqui. Até dezembro, o hospital será inaugurado”, destacou Ícaro.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a iniciativa de construir o Hospital de Oncologia de Nova Friburgo é prova da vontade do Estado em apoiar o município. “Temos que começar por Nova Friburgo. Depois de tudo o que a cidade já passou com a tragédia do ano passado, isso será um grande resgate. O objetivo é que Nova Friburgo se torne uma cidade sem comparação, isso porque serão muitas as transformações positivas na cidade e na região. E isso já começou, a prova é a construção desse hospital”, destacou o secretário.
O Hospital de Oncologia de Nova Friburgo terá condição de atender 30 leitos de oncologia infantil, e isso representa quase a metade da demanda estadual, conforme afirmou Côrtes. O objetivo do Governo do Estado, como o secretário fez questão de frisar, é realizar ações positivas, junto com a Prefeitura de Nova Friburgo, que visem levantar a autoestima da população.