Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura de Nova Friburgo efetivou, nesta terça-feira, 30, a desapropriação do Casarão da Vila Amélia. Pela manhã, o prefeito Johnny Maycon visitou o imóvel, acompanhado pelo presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly, o secretário de Turismo, Renan Alves, e o subsecretário de Cultura, João Toledo.
Com a desapropriação, o intuito é garantir a preservação desse patrimônio, evitando a deterioração e o desaparecimento de sua história. O objetivo é que o espaço seja completamente restaurado e adaptado para, em breve, receber o primeiro museu da cidade.
O espaço, que durante décadas abrigou a 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo, pertencia à Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (AFAPE) e estava abandonado há cerca de 13 anos.
A criação do museu trará inúmeros benefícios para Nova Friburgo. Além de promover a valorização da memória local, o espaço será mais um importante atrativo turístico do município.
A desapropriação do Casarão da Vila Amélia é mais um importante passo dado pela Prefeitura para salvaguardar a memória e a história de nossa amada Nova Friburgo. Em breve, através de uma parceria com o Governo do Estado, será concluída a recuperação do prédio do antigo Fórum. Além disso, seguem em curso os projetos para realizar a plena recuperação dos casarões de Riograndina e do Lazareto, e do antigo prédio da LBA.