Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria Municipal do Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, deu início nesta semana à castração de animais errantes.
Nestes primeiros dias da ação, seis gatos foram encaminhados para o procedimento.
Cães também farão parte da campanha, mas neste primeiro momento, o foco são os felinos porque a população de gatos é maior na cidade, com inúmeras colônias espalhadas por várias localidades. Os animais castrados serão devolvidos após a total recuperação da cirurgia.
Segundo estimativa de protetores locais, cada gato tem, em média, 150 filhotes ao ano. Ou seja, com os seis gatos submetidos à castração até o momento, evita-se que quase 1.000 animais fiquem nas ruas, justamente porque deixam de procriar e gerar filhotes indiscriminadamente.
A campanha
O último dia 15 de agosto marcou o início das castrações gratuitas em cães e gatos em Nova Friburgo.
O serviço está sendo realizado por uma clínica especializada, seguindo a ordem de prioridade, atendendo animais errantes (aqueles que vivem nas ruas), de protetores e da população de baixa renda.
No total, 1.200 castrações gratuitas serão realizadas (cem por mês), sendo que, deste total, 120 serão voltadas para os animais errantes (dez por mês).