Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Reizeiros e foliões de toda região se reuniram no município de Duas Barras, no início de janeiro, nos Encontros Folclóricos de Duas Barras e Monnerat, que aconteceram nos dois primeiros finais de semana do mês, dias 7 e 8 em Duas Barras e 14 e 15 em Monnerat, fazendo parte de uma das mais tradicionais festas do calendário turístico bibarrense.
Após dois anos sem os eventos – suspensos devido à pandemia de Covid-19 – a Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, finalmente pode realizar em Duas Barras, a 46ª edição da festa e em Monnerat, o 31° encontro. Ao todo foram mais de 60 apresentações folclóricas, nos dois encontros, incluindo folias nativas e visitantes.
Valorizando a tradicional manifestação popular, cultural e religiosa do município, a prefeitura, através do prefeito Dr. Fabricio Ayres e do vice Marcos Antônio Fernandes, garantiu alimentação aos foliões e apoio cultural de R$ 500 para cada grupo de folia.
“Não podemos deixar de destacar a importância cultural do Dia de Santos Reis, que traz homenagens aos Reis Magos e à sagrada família. Essa tradicional festa renova a alegria pelo nascimento do menino Jesus e mostra a religiosidade expressada pela cultura popular folclórica, tal tradicional em nosso município“, ressaltou o prefeito Dr. Fabricio.
Diante dos Presépios, os grupos realizaram seus rituais, com uniformes, cantos e toadas próprias. Herança de cultura e fé que passa de geração para geração, foi impossível não se emocionar com a participação infantil nas agremiações. Sejam como integrantes das baterias ou como o personagem do Palhaço da Folia, as crianças deram um show à parte.
Além da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, mestres consagrados do município também ajudaram na realização dos encontros, que ainda tiveram a colaboração de: equipes de apoio, bombeiros civis, equipe de saúde e guardas municipais.
Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário Distrital Marcos Antonio Fernandes; o secretário de Governo Diego Ornellas e a secretária de Cultura e Turismo Ana Beatriz Araújo.