Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após cerca de seis meses de trabalho e investimento total de R$ 582.691,74, os aproximadamente 100 alunos matriculados na unidade começam o ano letivo de 2012 usufruindo de muito conforto num prédio amplo, bem estruturado e moderno, contando, inclusive, com uma grande biblioteca e um excelente laboratório de informática. A escola trabalha em dois turnos – manhã e tarde –, oferecendo educação infantil, primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
Na solenidade de inauguração, o prefeito Guga de Paula (PP) destacou não só a importância da obra, mas a importância do patrono da escola, coronel Manoel Marcelino de Paula. “Foi um dos maiores políticos que Cantagalo já teve. Sinto-me orgulhoso de fazer parte desta família, que tem um legado de história, progresso, trabalho e honestidade”, disse, se dirigindo aos muitos representantes da família presentes ao evento. Ele também fez referência às obras que vêm sendo realizadas e às que já foram entregues durante os sete anos que está à frente da Prefeitura. O prefeito complementou dizendo que o prédio antigo, após a escola ter sido municipalizada, estava comprometido e que técnicos avaliaram e orientaram a construção de um novo. O antigo prédio, que foi demolido na mesma semana da inauguração, também ficava abaixo do nível da rua e, constantemente era invadido pelas águas das chuvas, o que levava sérios transtornos à escola.
A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, anunciou que a escola ainda vai receber outros benefícios de complementação, como um varandão na lateral, um corredor calçado e coberto, ligando a rua à entrada do prédio, grama, parquinho para as crianças menores, pequena mureta à frente da fachada e gradeamento para proteger o espaço da escola, que também receberá estacionamento em frente à Praça São Sebastião, no Centro de São Sebastião do Paraíba.
A diretora da escola, Mônica Amaral de Almeida, agradeceu à secretária, ao prefeito e dividiu a conquista com todos os funcionários da escola, composta por 16 professores e oito integrantes do quadro de pessoal de apoio, entre merendeiras, inspetores de alunos e serventes. “Tanto para nós, profissionais, quanto para os alunos e a comunidade em geral, esta é uma grande conquista, pois estamos diante de uma obra magnífica e que engrandece a educação”, destacou.
Em nome da família do patrono, o coronel Manoel Marcelino de Paula, que faleceu em 1961, falou sua neta Eva Bon, hoje presidente da Associação dos Experientes de Cantagalo (Assexca). Ele leu um pequeno histórico resumido da vida do homenageado, com base num trabalho de pesquisa do professor Roberto Moreira, destacando sua importância não só como pai, tio, avô, esposo, mas como político e empreendedor que era, contribuindo muito para o desenvolvimento de Cantagalo. Ela também disse que estava colhendo material sobre a obra e a inauguração para apresentar à única filha ainda viva do coronel Manoel Marcelino de Paula, Maria de Paula Gonçalves, que mora em Nova Friburgo e que, em 19 de fevereiro, completará 100 anos de idade.
Dona Maria, como é chamada, é viúva do ex-prefeito Licínio José Gonçalves, que governou o município de janeiro de 1959 a janeiro de 1963, e mãe do também ex-prefeito Antônio Carlos Gonçalves, o Tontal, que administrou Cantagalo num chamado “mandato tampão”, de apenas dois anos, no período de janeiro de 1971 a janeiro de 1973.