Prefeitura inicia alfabetização de agentes municipais de limpeza

A solenidade de lançamento do projeto foi marcada pela presença do prefeito Sérgio Xavier e de grande parte do secretariado municipal. A cerimônia também contou com a apresentação da banda do Colégio Municipal Odette Penna Muniz e a participação de familiares do homenageado Sebastião Pacheco, que dá nome à nova sala de aula.

O projeto ‘Lápis no Papel’ conta hoje com 42 alunos, garis e agentes de limpeza do município, que se inscreveram no projeto para se alfabetizarem. Assim, por meio da alfabetização, que será realizada dentro do local e horário de trabalho dessas pessoas, o projeto visa capacitá-los para a vida pessoal e profissional, além de resgatar a autoestima dos agentes.

Inicialmente, o projeto contará com duas turmas que funcionarão de segunda a sexta-feira, em dois horários, das 14h às 16h e das 16h às 18h, e deverão ser concluídas no final do ano, juntamente com o término do ano letivo, informou a professora Aline Ferreira, coordenadora do projeto. “Estou muito orgulhosa de estar à frente do projeto, que vai ajudar a resgatar a dignidade dessas pessoas que não sabem ler e que tanto fazem por Nova Friburgo”, destacou a professora.

O principal objetivo do projeto, além dos alunos aprenderem a ler e a escrever, é que os agentes de limpeza estejam preparados para o concurso municipal que será realizado em 2013. Para o prefeito Sérgio Xavier, a ação de alfabetizar os garis do município, além de uma questão de dignidade da pessoa humana, é fundamental para a vida profissional. “No último concurso, infelizmente, não tivemos aprovados para o cargo de gari. Isso aconteceu devido à falta de preparo dos nossos funcionários, na época. Hoje, essas pessoas estão trabalhando com um contrato de trabalho temporário por conta de não terem sido aprovadas no concurso. O nosso objetivo é capacitá-las para passarem no próximo concurso”, destacou o prefeito Sérgio Xavier.

O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Cruz, ao discursar durante a solenidade, destacou que a presença de quase todos os secretários municipais mostra que Nova Friburgo hoje tem um governo coeso e que sabe o que quer: a recuperação de Nova Friburgo. Além disso, o secretário agradeceu ao prefeito Sérgio Xavier, que apostou de pronto no projeto. “Quando levamos o projeto ‘Lápis no Papel’ ao prefeito, ele logo se empolgou e deu todo apoio e atenção para que nós estivéssemos aqui hoje realizando este sonho”, contou o secretário durante o discurso de lançamento do projeto. “A nossa cidade agora está ficando com outra cara, organizada, bonita e cada vez mais limpa, e esse mérito é dos funcionários municipais da limpeza, que, constantemente, mantêm a cidade limpa”, exaltou Alexandre Cruz, que fez uma menção ao apoio concedido pela Secretaria Municipal de Educação, que cedeu todo o mobiliário necessário para o funcionamento do ‘Lápis no Papel’.

Ver anterior

Macuco entrega dois veículos novos

Ver próximo

Presidente do Ipem garante a prefeito permanência do órgão em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!