Prefeitura de Nova Friburgo é rebaixada em ranking de transparência pública

A prefeitura de Nova Friburgo foi rebaixada no Reconhecimento em Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelos tribunais de contas de todo o país. A avaliação tem como objetivo promover a transparência, o acesso à informação e a prestação de contas no setor público. Neste ano de 2023, a gestão municipal passou do selo prata (conquistado em 2022) para o nível intermediário.

A gestão municipal acumulou índice de 50,63%, o que representou um nível abaixo da média nacional (59,57%). A prefeitura também ficou abaixo da média das cidades fluminenses (54,39%) e no limite do nível considerado intermediário, que vai de 50% a 74%. No ano passado, a gestão obteve índice 77,32%, o que representa uma queda de quase 27 pontos percentuais.

Segundo o Radar de Transparência, os piores setores do município, com índices abaixo dos aceitáveis, estão em: receitas (20%), emendas parlamentares (20%), despesas (20%), convênios e transparências (20%), contratos (21,05%), diárias (22,22%), recursos humanos (23,08%), renúncia de receitas (25%), obras (25%), licitações (25%), saúde (30%) e educação (33,33%). No limite do aceitável, o índice indicou a área de planejamento e prestação de contas (38,46%).

Ainda segundo o Radar de Transparência, outros municípios da região também obtiveram o nível Intermediário de Transparência Pública. São eles: Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Carmo. As cidades de Itaocara e Duas Barras obtiveram Índice Básico, ou seja, com uma avaliação inferior.

Ver anterior

“Duas grandes datas”, por Júlio Carvalho

Ver próximo

ACIANF celebra 106 de fundação no próximo dia 16 de dezembro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!