Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
A prefeitura de Nova Friburgo foi rebaixada no Reconhecimento em Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelos tribunais de contas de todo o país. A avaliação tem como objetivo promover a transparência, o acesso à informação e a prestação de contas no setor público. Neste ano de 2023, a gestão municipal passou do selo prata (conquistado em 2022) para o nível intermediário.
A gestão municipal acumulou índice de 50,63%, o que representou um nível abaixo da média nacional (59,57%). A prefeitura também ficou abaixo da média das cidades fluminenses (54,39%) e no limite do nível considerado intermediário, que vai de 50% a 74%. No ano passado, a gestão obteve índice 77,32%, o que representa uma queda de quase 27 pontos percentuais.
Segundo o Radar de Transparência, os piores setores do município, com índices abaixo dos aceitáveis, estão em: receitas (20%), emendas parlamentares (20%), despesas (20%), convênios e transparências (20%), contratos (21,05%), diárias (22,22%), recursos humanos (23,08%), renúncia de receitas (25%), obras (25%), licitações (25%), saúde (30%) e educação (33,33%). No limite do aceitável, o índice indicou a área de planejamento e prestação de contas (38,46%).
Ainda segundo o Radar de Transparência, outros municípios da região também obtiveram o nível Intermediário de Transparência Pública. São eles: Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Carmo. As cidades de Itaocara e Duas Barras obtiveram Índice Básico, ou seja, com uma avaliação inferior.