Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ao ouvir a história da Associação de Produtores Artesanais de Duas Barras – APROARTE-DB, a definição que temos é de que “uma andorinha, só não faz verão”, e “juntos somos mais fortes”. Porque do grupo de 15 artesãos da cidade que se reuniam e se encontravam nos finais de semana na Praça Governador Portela para expor seus produtos, até a existência de uma associação que os represente, é uma longa jornada. Ainda assim, percebemos no âmago da Associação o desejo de colaborar com o município no desenvolvimento e no fomento da economia e do turismo.
A Associação comemora tanto a consideração efetuada pela Câmara Municipal de Duas Barras com a lei municipal nº 1357/2019, que a considera como de Utilidade Pública.
O atual prefeito Municipal, Luiz Carlos Botelho Lutterbach fez um convite para que a APROARTE-DB passe a tomar conta do Mirante do Vale Encantado, expondo seus produtos para atrair a atenção dos turistas que chegam a cidade.
O presidente da APROARTE-DB, Renan Lima, acompanhado da vice-presidente da Associação, Claudia Mello e da Diretora de Marketing, Luma Britto, estiveram esta semana no gabinete da Secretária Municipal de Governo, Albertina Tavares Wermelinger objetivando os preparativos para a posse e a utilização do Espaço do Mirante do Vale Encantado.
“A APROARTE-DB surgiu a partir da união de um grupo de artesãos que já vinha se reunindo nas festas, e nos domingos para vender os produtos. Então, nós já tinhamos a idéia de uma associação para que juntos nós tivéssemos força para ter um ponto fixo na cidade para expor nossos produtos. Então desse grupo que já se reunia, 15 artesãos que estavam sempre trabalhando e expondo resolvemos montar a associação até para poder, além de vender os nossos produtos estávamos em busca de um ponto de vendas. O prefeito chamou a gente para uma reunião, e ofereceu para os artesãos, o Mirante do Vale Encantado para que a gente pudesse vender lá os nossos produtos. Então casou tudo, porque foi a partir daí que a gente conseguiu montar a associação, e estamos agora dando entrada na questão de uso do Mirante”, relatou o presidente Renan Lima.
Ele revela ainda que por enquanto já denominaram o espaço de Casa do Artesão. “Por enquanto nós denominamos o espaço de Casa do Artesão, e é provável que seja Casa do Artesão mesmo, mas a Associação se tornou de Produtores Artesanais. Não só de artesãos, porque aí envolve o artesão, o produtor rural, aquele agricultor familiar, o produtor artesanal urbano, que é o pessoal que está aqui na cidade que produz o bolo, os doces, os biscoitos” afirmou.
Segundo ele, a idéia é que essa Casa do Artesão lá no Mirante, seja um local onde o turista vá chegar na cidade de Duas Barras, vá no Mirante – que ali está a estátua do Martinho da Vila – e ele vai ter ali um hall e um leque de produtos de tudo o que é artesanal que é produzido em Duas Barras. E aí vai entrar o artesanato, as comidas, a cachaça artesanal, o chopp artesanal. “A nossa idéia é estar agregando cada vez mais, esses artesãos, esses produtores rurais, para que a gente tenha ali em cima no Mirante todos os produtos e criar uma identidade do município com esses produtos”, explicou o presidente Renan Lima.
“A idéia é que hoje – nós somos 32 associados – quando o turista chegar lá e adquirir um produto, ele também possa associar de onde este produtor é para que, de repente ele possa ir lá visitar. Como por exemplo: uma cachaça artesanal, que ele possa comprar, provar e ainda conhecer a fazenda onde foi produzida aquela aguardente”, contou o presidente.
Os 32 associados também sabem da importância de expor seus produtos além das fronteiras municipais, em eventos estaduais, nacionais e internacionais. A entidade está fazendo planos para estarem inscritos em eventos como esses, onde a Associação possa ser o cartão de visitas e uma referência para a cidade lá fora. “A Associação tem em mente que além de vender e divulgar aqui, nós queremos é levar os produtos de Duas Barras para fora. Para que possamos vender, mas também divulgar o município e atrair os turistas para aqui.