Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os Jogos Escolares Municipais Friburguenses (Jemf) 2015 foram realizados no último dia 3 de outubro. Dezenas de alunos de escolas municipais estiveram na Praça Dermeval Barbosa Moreira no sábado, 3. Houve hasteamento de bandeira, execução dos hinos de Nova Friburgo e Nacional, juramento do atleta e acendimento da pira.
O prefeito Rogério Cabral (PSD) parabenizou a todos pela realização dos jogos e destacou a importância do esporte na vida de crianças e jovens. O secretário de Educação, professor Renato Satyro, expressou sua alegria com a realização da terceira edição dos jogos e enalteceu o trabalho dos professores de educação física, trabalho este que aparecia em eventos como aquele. Após ter sido secretário de Esportes por quase quatro anos, Satyro reafirmou seu compromisso em fortalecer ainda mais a parceria entre a secretaria de Educação e a de Esportes.
O professor Raul Marcos, secretário de Esportes, demonstrou emoção ao parabenizar a todos, ressaltando que existem duas coisas que transformam a vida das pessoas: educação e esporte. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Marcelo Verly, falou da sua alegria com os jogos, ainda mais em um momento de crise no país, com tantas dificuldades, mas que Nova Friburgo resistia aos efeitos dos problemas, com cortes de repasses, e, através de muito trabalho, era possível realizar um evento tão importante, contribuindo para a melhoria da cidade.
O presidente da Comissão de Esportes, vereador Gustavo Barroso, destacou a importância de se incentivar a prática esportiva e a conquista de Nova Friburgo para ser uma das cidades onde a tocha olímpica passará no próximo ano, antecedendo a realização das Olimpíadas.
Após a solenidade, os professores Bira Albertini e José Tadeu da Costa, da Secretaria de Educação, deram início à competição de cabo de guerra. Nesta prova, participaram 12 escolas, mas, ao longo dos jogos, serão 40 escolas e 2,4 mil alunos participantes em várias modalidades. Na prova feminina, o primeiro lugar ficou com as alunas do Colégio Dermeval Barbosa Moreira e o segundo lugar com o Colégio Umbelina Breder de Queiroz. Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com os alunos do Colégio Rui Barbosa, que venceram os meninos do Colégio Odette Penna Muniz na final.