Prefeitura restaura memorial e instala placa com nome de todos ex-Combatentes Cantagalenses

A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, todos os anos, em 08 de maio, dia da vitória, presta homenagens aos ex-Combatentes Cantagalenses, relembrando os 76 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Tradicionalmente, é realizado um evento, no entanto, devido a pandemia, não seria possível a realização presencial e desta forma a Secretaria de Cultura decidiu promover a restauração do monumento e instalou uma nova placa no local, contendo nome dos ex-Combatentes de Cantagalo.

A iniciativa visa manter viva a memória, a história do Município e homenagear os combatentes naturais do município. Ao todo, foram 15 bravos guerreiros que participaram da Vitória na Segunda Grande Guerra. “Devemos sempre manter viva a nossa história, e a restauração deste memorial, bem como a instalação dos nomes dos ex-combatentes de Cantagalo, é de grande importância para que as próximas gerações possam continuar pesquisando e aprendendo sobre estes heróis”, destacou o secretário de Turismo e Cultura, Cleyton Filho.

O Dia da Vitória é uma comemoração feita anualmente em comemoração à Vitória dos aliados contra as potências do eixo, tendo seu ápice em 08 de maio de 1945 com a derrota da Alemanha Nazista. O Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália, após navios mercantes brasileiros serem bombardeados por submarinos das duas potências. Diante desta situação, o Brasil se viu obrigado a entrar na guerra criando, em 1942, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), depois do então presidente Getúlio Vargas, em acordo com o presidente americano Roosevelt, formalizarem a participação do Brasil.

Estima-se que o primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em 1944 e contou com a participação de cerca de 25 mil homens da FEB, 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), dentre ele 15 cantagalenses, convocados como soldados. Foram eles: Alcides Ribeiro de Oliveira, Manoel Vieira dos Santos, Nilson Bittencourt, Francisco de Oliveira, Henrique Boquimpani, Inácio Viegas dos Santos, João Ecard da Rosa, Juvenal do Carmo Neto, Manoel Morfino Storck, Manoel Vollú, Osvaldo Carreiro de Resende, Amélio Abrahin (desembarcou antes de ir ao fronte), José Ribeiro, Sebastião Pontes, Virgílio Augusto Gomes.

Ver anterior

Trajano de Moraes deverá ganhar mais um espaço público

Ver próximo

Secretarias de Educação de Macuco e Cordeiro estreitam laços

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!