Prefeitura se compromete a coletar óleo vegetal

A Prefeitura de Cordeiro assinou, no dia 11 de setembro, um termo de cooperação com três cooperativas. O Termo de Cooperação Técnica (TCT) tem finalidade de regularizar, em Cordeiro, a coleta de óleo saturado, seguindo determinações da Lei Estadual nº 5.065, que instituiu o Programa Estadual de Tratamento de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e de Uso Culinário.

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) em companhia do secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, e os presidentes das cooperativas Coopcarob, Cootcarj e Coopama, respectivamente Edilson Félix da Silva, Gelson da Silva e Luiz Carlo Fernandez.

O acordo prevê ações conjuntas para minimizar o impacto da disposição indiscriminada desse material na natureza. As partes também se comprometem a desenvolver mecanismos que obedeçam às leis ambientais vigentes e aprimorem intervenções que garantam o reaproveitamento do óleo vegetal, evitando assim o seu desperdício.

A Secretaria de Meio Ambiente irá coletar o óleo vegetal saturado em locais cadastrados e armazená-lo no pátio da Usina de Tratamento de Resíduos. As cooperativas serão responsáveis por recolher, a cada viagem, uma quantidade mínima de mil litros de óleo; destinar corretamente o material para reaproveitamento; e oferecer apoio logístico.

Ao assinar o documento, o prefeito afirmou: “temos a obrigação de defender nosso ambiente para torná-lo um local mais limpo e propício às futuras gerações. Trata-se de uma contribuição fundamental para a natureza”.

Ver anterior

Bispo Dom Edney realiza encontro com prefeitos da região

Ver próximo

Antenas de telefonia celular rural começam a ser instaladas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!