Respeitando o tema ‘Como Tornar Minha Cidade Sustentável’, a 4ª Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Norte Fluminense, cuja abertura foi realizada sexta-feira passada, 7 de dezembro, na Fazenda Gamela Eco Resort, em Cantagalo, levantou a possibilidade de as prefeituras de Cantagalo, Cordeiro e Macuco se unirem para implantar ciclovias entre as três cidades do chamado ‘eixo do Polo Cimenteiro’. O objetivo é dar maior mobilidade às pessoas que buscam transporte alternativo, ou mesmo de lazer, e incentivar a prática de ciclismo nas cidades envolvidas.
Organizada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que representa as três fábricas de cimento do Polo Cimenteiro de Cantagalo – Holcim, Votorantim e Lafarge –, através de parceria com as prefeituras de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a feira, que acontece uma vez por ano, tem buscado promover e incentivar a aplicação das práticas de desenvolvimento sustentável na região.
Mário William Esper, diretor de Relações Institucionais da ABCP, foi quem levantou a questão, ganhando logo a adesão dos prefeitos, que se interessaram na elaboração do projeto, principalmente depois que Esper colocou a ABCP como consultora e parceira, podendo até oferecer o cimento necessário para a execução do trabalho.
A primeira proposta apresentada, embora o assunto ainda tenha que ser amadurecido, debatido e passar pela fase de projetos, é a de aproveitar o antigo trajeto da linha férrea que cortava a região.
O prefeito Guga de Paula (PP), de Cantagalo, logo se manifestou e disse que a proposta é muito interessante, embora seja para execução dos novos eleitos nos três municípios.