Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após o aumento de casos de covid-19 nas cidades serranas, os municípios de Cordeiro e Macuco lançaram um novo decreto com medidas preventivas e restritivas para o combate ao coronavírus. A iniciativa busca reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, mantendo de forma segura o funcionamento de serviços públicos e privados essenciais.
Além disso, as novas medidas são uma parceria entre as cidades vizinhas, que buscam enfrentar em conjunto a pandemia na região.
Cordeiro
A cidade de Cordeiro, através do decreto nº77/2021, determinou novas regras para a circulação da população, funcionamento de escolas e comércio em geral. As novas medidas buscam reduzir o horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos, assim como diminuir o fluxo de pessoas na cidade em determinados horários do dia.
A partir do novo decreto, ficam proibidos qualquer tipo de festa e evento, aniversários, casamentos e qualquer outra comemoração que envolva a aglomeração de pessoas. Além disso, ficam impedidos de funcionar parques, feiras, exposições, shows e espetáculos na cidade. Aulas presenciais nas escolas e creches também estão suspensas, assim como práticas esportivas em campos de futebol e quadras do município.
Outra medida que entra em vigor é o toque de recolher, que funcionará nas ruas e vias públicas das 22h às 5h da manhã. Durante esse período fica proibido a circulação dos munícipes.
Além de medidas mais rígidas, a cidade também adotou novas restrições aos bares, restaurantes e lanchonetes locais. A entrada em cada um desses espaços só poderá acontecer das 21h às 22h, além disso com apenas 40% da capacidade. As opções de delivery permanecem mantidas.
Quando o assunto é o comércio, o funcionamento dos estabelecimentos fica permitido até às 18h. Hotéis e pousadas seguem funcionando, mas apenas com 50% da capacidade. Já mercados, hortifrutis e distribuidores de bebidas, por exemplo, devem funcionar até as 20h, com 50% do público.
Por fim, as academias permanecerão abertas até às 21h na cidade, com até 30% da capacidade. Missas e cultos religiosos devem funcionar com 30% da ocupação, respeitando o distanciamento de 1 metro entre as pessoas.
Confira, na íntegra, o decreto da Prefeitura de Cordeiro: decreto nº 77/2021
Macuco
O município de Macuco, através do decreto nº1215/2021, adotou medidas restritivas que buscam reduzir qualquer aglomeração na cidade e ressaltou quais serviços serão essenciais. Além disso, a prefeitura destacou quais estabelecimentos ainda poderão funcionar, mas com regras mais rígidas.
A partir da nova norma, ficam proibidas aglomerações e eventos de qualquer natureza, incluindo shows, festas públicas e privadas, feiras e afins. Também está proibido frequentar associações civis e desportivas para atividades de lazer na cidade. Outra medida estabelecida é a suspensão do consumo de bebidas alcoólicas no interior e imediações de qualquer estabelecimento. O uso adequado de máscaras em qualquer espaço segue obrigatório e deve ser observado por cada comerciante.
O novo decreto também estabelece a manutenção de todos os serviços essenciais já conhecidos e mantém funcionando de forma normal o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, bancos e caixas eletrônicos e serviços postais.
Quando o assunto são serviços não essenciais, a prefeitura manteve a atividade da maioria, porém com restrições. Bares e restaurantes, por exemplo, devem funcionar das 8h às 23h, com limitação de pessoas e com ingresso de clientes até às 22h. A entrega de produtos delivery ainda deve ser priorizada. Já mercados, padarias e pequenos estabelecimentos permanecem funcionando, desde que não colaborem para aglomerações.
Por fim, as instituições religiosas da cidade permanecem em funcionamento, mas devem continuar seguindo todas as medidas restritivas e de distanciamento. A prefeitura sugeriu a realização de cultos e missas por plataformas audiovisuais.
Confira o decreto da Prefeitura de Macuco: decreto nº 1215/2021.