Prefeituras e empresas se preparam para atender aos critérios da Lei de Proteção de Dados

Muito tem sido falado sobre o impacto da Lei de Proteção de Dados para as empresas privadas, mas o que poucos sabem é que os órgãos públicos também precisam implementar a LGPD e podem sofrer sanções a partir do próximo mês. As multas podem chegar até 2% do faturamento bruto das empresas e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) tem a competência até mesmo para suspender a atividade do tratamento dos dados pessoais. De acordo com a Gerência de Políticas Públicas do Sebrae Rio, de 92 municípios do estado, apenas 5 já demonstraram terem introduzido iniciativas para o tratamento de dados, em conformidade com a lei. Para que cada vez mais municípios atuem de forma regular, o Sebrae Rio oferece consultorias para prefeituras.

São três meses de trabalho, porém no primeiro encontro já realizamos o levantamento de informações que serão parte do plano de ação para a implementação da LGPD. Trabalhamos com secretarias municipais que lidam com dados sensíveis, tais como Fazenda, Saúde, Assistência Social e Educação. É importante que a prefeitura informe aos cidadãos sobre a LGPD e que capacite não apenas os secretários e subsecretários, como também quem faz o atendimento ao público”, informa a analista do Sebrae Rio, Juliana Lohmann.

A consultoria acontece totalmente on-line e compromete-se a realizar as principais entregas de curto prazo para a implementação da LGPD, exigidas aos órgãos governamentais, que são, levantamento das normas exigentes no município; capacitação dos gestores públicos municipais; apoio na estruturação do grupo de trabalho e desenvolvimento do plano de trabalho inicial para aplicação da LGPD; elaboração do termo de consentimento da pessoa que fornece os dados; estruturação da minuta de LGPD a ser analisada pela procuradoria municipal; alinhamento quanto as competências e as iniciativas do Encarregado pelo Tratamento dos Dados para sua devida nomeação, entre outras.

Os órgãos públicos que precisarem de mais informações podem entrar em contato com o escritório do Sebrae Rio da sua região.

Ver anterior

SINSECAN firma convênio que garante desconto em medicamentos para os seus associados

Ver próximo

Dirigentes de Macuco têm presença marcante em fórum estadual

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!