Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O 1º Encontro Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento reuniu representantes de prefeituras da região, no Hotel Gamela, em Cantagalo, quando foi assinada a Carta de Intenção dos Municípios para Integração na Redesim. Organizada pelo Sebrae/RJ, a mobilização busca fortalecer o crescimento local e os empreendedores através da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios.
A coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, disse que os 12 municípios estão com a Lei Geral regulamentada: “O trabalho é tirá-la do papel, abrir a Sala do Empreendedor onde ainda não existe e formar agentes de desenvolvimento. É importante também a continuidade do trabalho, independente da troca de governo.”
“Em Cantagalo, nas compras das prefeituras, 80% dos negócios são fechados com as pequenas empresas e os microempreendedores individuais. Temos 25% das licitações direcionadas para esse segmento e estimulamos que 35% das subcontratações fiquem também com os pequenos empreendedores, aumentando a renda gerada na cidade”, contou o prefeito Saulo Gouvea.
Ao lado dos colegas de Trajano de Moraes, Carlos Gomes; de Cordeiro, Leandro Monteiro; de Carmo, Cesar Ladeira; e de Duas Barras, Alex Rodrigues, Saulo entregou os certificados de conclusão do curso avançado de agente de desenvolvimento local a 16 pessoas.
Para o prefeito de Trajano, Carlos Gomes, a parceria com o Sebrae/RJ é importante: “É o que faz a diferença para o nosso desenvolvimento local.”
O prefeito Cesar Ladeira, de Carmo, destaca o papel das pequenas empresas. “Queremos vê-las vendendo para a prefeitura, ajudando a cidade a crescer mais”, disse.
Para Leandro Monteiro, prefeito de Cordeiro, todos ganham quando os empreendedores têm melhores condições: “Estamos terminando o processo para a inauguração da Sala do Empreendedor e alavancar mais recursos no município.”
Já o prefeito Alex Rodrigues afirmou que Duas Barras só tem a ganhar com os objetivos tratados na reunião. “Também queremos comprar dos produtores rurais, mas antes precisamos investir na formalização deles”, disse o prefeito.
Um dos grandes destaque do encontro foi a palestra do empresário Marcos Fábio, que já secretário Municipal numa cidade de Minas Gerais, que fez com todos os presentes fizessem uma reflexão sobre o papel na sociedade, principalmente os prefeitos dos municípios.
O comprometimento dos funcionários públicos com as cidades é outro ponto importante, para o ex-diretor de desenvolvimento econômico de Santa Luzia (MG) e empresário Marcos Fábio. “Temos que defender nossas cidades com paixão. Mas como plantar o sonho de cidade desenvolvida se não sabemos o sonho que queremos?”, indagou, na palestra “Construindo a cidade que queremos”.