Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
As Prefeituras da região fizeram o pagamento dos salários dos servidores municipais no dia 31 de janeiro.
Na região, as Prefeituras de Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras e Trajano de Moraes divulgaram nas redes sociais que estavam quitando o salário do mês de janeiro aos servidores.
Algumas Prefeituras estavam antecipando o pagamento dos servidores municipais, como era o caso do município de Cantagalo, que pagava todo dia 20, até o ano passado. Mas, com a mudança na legislação, a Prefeitura foi obrigada a alterar o calendário de pagamento, passando a pagar no final do mês.
A Prefeitura de Cantagalo depositou, no dia 31 de janeiro, o salário de 997 servidores ativos, 574 aposentados e 170 pensionistas.
Já a Prefeitura de Cordeiro pagou 956 servidores ativos e 343 aposentados e pensionistas.
A folha de pagamento da Prefeitura de Cordeiro foi de R$ 3.656.449,24 e a do Instituto de Previdência do Município de Cordeiro (IPAMC) foi de R$ 1.636.161,20.
Pagamento dos servidores estaduais
Já o novo calendário de pagamentos dos salários dos 429.784 servidores ativos, inativos e pensionistas para 2023, aprovado pelo governador Cláudio Castro, foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Os vencimentos passarão a ser quitados até o terceiro dia útil de cada mês.
A recomposição salarial de 5,9%, correspondente ao IPCA acumulado de dezembro de 2021 a novembro de 2022, será pago já no salário de janeiro, que será depositado em fevereiro.
Já a primeira parcela (50%) do décimo terceiro salário será paga em 30 de junho.
Uma regra atual fixa a data de pagamento dos servidores públicos federais no primeiro dia útil de cada mês. Até que uma nova norma faça a alteração do cronograma de pagamentos, o salário de quem trabalha no âmbito do Poder Executivo Federal será pago nesta data em 2023.