Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Setenta e dois índices dos municípios são avaliados pelo Grupo Bandeirantes e pelo Instituto Aquila com base em um indicador elaborado pela entidade: o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo do IGMA é melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades e estimular os governos municipais a implementarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os índices são referentes às seis categorias finais, como Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi o destaque. O vice-prefeito, Paulo Bagueira, ressalta que a premiação pode incentivar outras cidades a realizarem melhorias para a população.
Areal, na Região Serrana do Rio, e Vassouras, no Sul Fluminense, foram os vencedores das categorias de até 30 mil habitantes e até 100 mil habitantes, respectivamente.
Agora, os vencedores estaduais, dos seis pilares e do IGMA, vão concorrer na Etapa Nacional, que avalia os 5.750 municípios do Brasil.
Areal foi destaque na Etapa Estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, conquistando o primeiro lugar em três categorias: Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública e Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA).
Os 5.570 municípios brasileiros concorreram automaticamente por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial que avaliou 72 indicadores comparando a evolução dos municípios de 2021 a 2024.
Numa segunda etapa, as cidades foram então selecionadas pelo IGMA a partir de seis pilares considerados fundamentais para o círculo virtuoso de desenvolvimento: Governança, Eficiência Fiscal, Educação, Saúde, Infraestrutura e Mobilidade e por último Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública.
O Prêmio BAND Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece as melhores gestões públicas municipais entre todos os estados do Brasil. Todos os municípios brasileiros concorreram à premiação que usa a ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvida pelo Instituto Aquila, para avaliação. Este ano foram considerados 72 indicadores construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios foram separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população, até 30 mil habitantes.