Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Cerca de 2 mil gestores das escolas da rede estadual do Rio, sendo 1.200 diretores, participaram do lançamento do “Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio” (https://evasaoescolar.firjan.com.br/premiofirjansesiseeduc), nesta quarta-feira (18 de setembro), na ExpoMag, no Centro do Rio. Os diretores que obtiverem a maior redução serão premiados com missões de estudo no Brasil e no exterior. A iniciativa é uma parceria entre a Firjan SESI e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc).
O estudo “Combate à Evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, realizado pela Firjan SESI e PNUD, traz um amplo painel de dados que mostra que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam a escola a cada ano. Como desdobramento, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, e Roberta Barreto, secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro, assinaram em abril um pacto para combater essa tragédia silenciosa na rede pública de ensino do estado do Rio.
“A evasão escolar é um problema complexo e multifacetado que acomete o sistema educacional brasileiro. Conscientes do compromisso da instituição com a formação de jovens para o mundo do trabalho e da responsabilidade com a educação em geral, propomos uma atuação em conjunto com a Seeduc para atrair e reter mais alunos no ensino médio”, afirma Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
A pesquisa da Firjan SESI aponta ainda cinco principais linhas de ação para auxiliar a permanência do aluno na escola. São mais de 100 experiências bem-sucedidas catalogadas. E é possível verificar, em todas as ações propostas, a importância fundamental da gestão escolar. “Por isso, o objetivo do prêmio é reconhecer e premiar as escolas estaduais que se destacaram na redução da taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024, estimulando o gestor escolar e contribuindo para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e eficiente, capaz de atender às necessidades dos estudantes, preparando assim os jovens para os desafios do século XXI”, completa o presidente da Firjan.
Roberta Barreto ressalta a importância de cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida, e fortaleçam consequentemente a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. “A Firjan atua na melhoria da educação há muitos anos e vai nos ajudar com mais essa missão. E esse prêmio é um convite à ousadia de inovar para fazer com que o jovem permaneça em sala de aula. A escola precisa ajudar os estudantes a resgatarem seus projetos de vida”, declara a secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SESI, destaca que o prêmio visa incentivar as escolas estaduais a desenvolverem ações que contribuam para a redução da taxa de abandono escolar. Alexandre dos Reis, diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, complementa que é importante reconhecer o trabalho dos gestores que se dedicam a garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos para a implantação melhorias a partir de experiências exitosas através das imersões proporcionadas por meio das premiações.
Andrea Marinho, consultora de Educação e coordenadora técnica do estudo pela Firjan SESI, explica que o estado do Rio de Janeiro, assim como outras regiões do Brasil, enfrenta desafios significativos no combate à evasão escolar. E que, embora tenha havido avanços nos últimos anos, a taxa de abandono ainda é preocupante, impactando diretamente no futuro de milhares de jovens e na qualidade da força de trabalho.
Premiação
Serão premiadas 66 escolas representando 5% das escolas da Rede Estadual da Educação, com maior redução percentual da taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024. A apuração dos resultados será realizada pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e pela Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI a partir da divulgação dos resultados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O prêmio será entregue no segundo semestre de 2025.
As premiações serão da seguinte forma: Prêmio Ouro – Programa de Imersão Internacional para o Gestor da Escola e Kit Maker para a escola, totalizando 14 escolas premiadas; e Prêmio Prata – Programa de Imersão Nacional para o Gestor, totalizando 52 escolas premiadas.