Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os prefeitos de todo o país foram convocados a participarem da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O lançamento da premiação marca os 20 anos de existência da iniciativa, que desde 2001, destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos e ações que estimulam a formalização, o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios. As inscrições já estão abertas pelo endereço eletrônico: https://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/ e seguem até 04 de fevereiro de 2022.
No Estado do Rio de Janeiro, o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, foi o primeiro prefeito a se inscrever. A coordenadora do Sebrae Rio na Região Serrana II, Cláudia Pacheco, ressaltou a importância de valorizar a gestão municipal. “A retomada econômica passa pela recuperação dos pequenos negócios. Os governos já perceberam que é necessário estimular e articular parcerias estratégias para o fomento do empreendedorismo. Essas ações trazem transformação e desenvolvimento para o município. Por isso, o Prêmio Prefeito Empreendedor é importante para enaltecer as boas práticas de gestão”, observou.
A premiação tem como objetivo reconhecer as boas práticas de gestores públicos na elaboração e implementação de projetos, com destaque para as ações que geraram um ambiente favorável para o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, além de contribuir para o crescimento sustentável de seus municípios. Nesta edição, o prêmio também incentivará os prefeitos e seus municípios no alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 no Brasil.
Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) já realizou 10 edições, incluindo cerca de 10 mil inscritos, com 918 projetos vencedores estaduais e 94 projetos vencedores nacionais. Foram mais de 600 municípios premiados em todo o Brasil. Levantamento feito pelo Sebrae na última edição identificou que 70% dos prefeitos vencedores foram reeleitos e que os municípios empreendedores são os que mais geram empregos.
Nesta XI edição do PSPE, podem ser inscritos projetos em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.
O prefeito de Cantagalo, Guga de Paula chegou a vencer este concurso a nível estadual, em mandato anterior, e foi para disputa em Brasília.