Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O presidente da França, Emmanuel Macron, participou, na noite de 18 de novembro, de um encontro reservado com empresários do Brasil e os ministros brasileiros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Saúde, Nísia Trindade, na Casa Firjan, centro de inovação da Firjan. Macron participa da reunião de cúpula do G20 no Rio.
O presidente francês foi recepcionado pelo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, e pelo presidente do Conselho Superior de Representantes da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Caetano destacou a importância do encontro, citando os fortes laços de amizade e de negócios entre os dois países e com o estado fluminense.
“Esse encontro estreita ainda mais essa relação de amizade e demonstra a capacidade da Firjan do diálogo e da negociação para atração de novos negócios e promover o desenvolvimento para o nosso estado“, acrescentou Caetano.
Já Eduardo Eugenio destacou a forte liderança de Macron no cenário mundial. Ele disse ser uma honra receber o presidente francês na casa da indústria fluminense. “A França é um tradicional investidor no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro. Essa reunião é oportunidade para os empresários brasileiros discutir investimentos múltiplos na França, assim como reforçar a união francesa de muitos anos com o Brasil“, afirmou o presidente do Conselho Superior de Representantes da Firjan.
Ainda representando a federação, participaram do encontro o 1º vice-presidente Carlos Erane de Aguiar; a 1ª vice-presidente Firjan CIRJ, Isadora Landau Remy; e o presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, Rodrigo Santiago.
Pelo lado francês, também estavam os ministros Antoine Armand, da Economia, Finanças e Indústria; e Jean-Noël Barrot, da Europa e das Relações Exteriores. No grupo de empresários brasileiros estavam Ricardo Botelho, CEO da Energisa; Oskar Metsavaht, fundador da Osklen; Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração do grupo Cosan; Armínio Fraga, CEO da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central; João Roberto Marinho, presidente do Conselho de Administração da Organização Globo; Paulo Drago, CEO da Natural da Terra; e Dennys Spencer Maio, diretor de Operações da Ambipar.
As fortes relações comerciais entre a França e o Rio de Janeiro, com grandes empresas francesas aqui instaladas, a expansão do Complexo Industrial de Saúde, no Rio, e o Mercosul foram temas debatidos entre Macron e os convidados. Entre as empresas francesas que atuam no território fluminense, se destacam: L’oreal, TAG, Saint-Gobain, Voltalia, Michelin, EDF, Jirau Energia. Antes do encontro, o presidente francês concedeu uma entrevista a jornalistas franceses e, ao fim da reunião, Macron assinou o livro de ouro da Casa Firjan.