Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados

No dia 03 de maio de 1921, foi aberta a Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, em Cordeiro, que na época ainda era distrito do município de Cantagalo. Hoje, com um novo nome, como Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cordeiro, é considerado um dos maiores eventos do estado e uma das exposições mais antigas do país.

Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados
Banquete oferecido as autoridades e expositores na Mata do Posto em 1921

No dia seguinte, no dia 04 de maio de 1921, o presidente da República na época, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga, desembarcaram do trem presidencial, acompanhados de membros dos governos, e foram recebidos, num clima festivo, por autoridades locais e centenas de populares.

Depois dos discursos no pavilhão central, onde Epitácio Pessoa deu por inaugurada a exposição, as autoridades assinaram a ata inaugural e iniciaram a visita aos pavilhões de animais.

Ao se retirarem do parque, as comitivas foram aclamadas pelo enorme público presente. O calor humano foi tanto e o evento ganhou tamanha notoriedade, que o presidente do Estado, nome dado na época ao Governador do Estado, Raul Veiga, retornou, em 13 de maio de 1921, para o encerramento.

Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados
O Parque de Exposição em Cordeiro em 1921, que ainda era distrito de Cantagalo, foi idealizado por Waldemar Pinna, tinha os pavilhões todos feitos de madeira

Mais de 60 expositores participaram da Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, em Cordeiro, em 1921. A predominância foi de bovinos: 370, a maioria das raças zebuínas guzerá de propriedade de João de Abreu Júnior e nelore, de Júlio César Lutterbach.

Também participaram, em número menor, Caracus, Mestiços e Holandeses, além de animais comprados pelo Governo do Estado, no exterior, para serem expostos em Cordeiro, das raças Holstein Frisian, Swiz, Normando, Polled Angus, Red Polled, Hereford e Durham.

Entre os cavalos, destaque para as raças estrangeiras, como a Anglo-Árabe, a Inglesa para corridas e a Clyndesdale. Os demais eram mestiços.

Ver anterior

Empregadores e empregados da iniciativa privada estão liberados para firmarem acordos trabalhistas

Ver próximo

Preço do leite sobe 2,3% em abril

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!