O secretário de Agricultura e Pecuária do estado, deputado estadual licenciado Christino Áureo, recebeu em seu gabinete, em Niterói, a diretoria da Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango), no último dia 9 de agosto.
Acompanhado pelo subsecretário Alberto Mofati e pela presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, o vice-presidente José Luiz Brantes; o presidente Fernando Lima Hottz, juntamente com os técnicos da Emater, Martinho Belo Costa Ferreira e Jairo, conversaram com o secretário Christino Áureo sobre a evolução da tecnologia sustentável para orgânica na produção de morangos.
Atualmente, a produção da fruta pela associação, que conta com 22 produtores, é de 500 toneladas por ano.
A introdução do cultivo fora do solo vem ganhando adeptos entre os membros da Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango). O incentivo e o financiamento para sua implantação vêm sendo feitos pelo Frutificar, programa da Secretaria Estadual de Agricultura para fomento da fruticultura irrigada no território fluminense, executado com o apoio da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).
Por meio de linha de crédito específica para financiamento de projetos, com juros de 2% ao ano, o Frutificar também incentiva – com assistência técnica e apoio à comercialização – a produção de abacaxi, goiaba, côco, pêssego, banana, laranja, tangerina, uva e limão.