Programa Educacional de Resistência às Drogas realiza formatura em Cantagalo

No dia 27 de junho deste ano, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do comando do 11° Batalhão de Polícia Militar e da Coordenadoria Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizaram em Cantagalo mais uma solenidade de formatura em Cantagalo do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Manuela Teixeira, a secretária de Educação, Helia Fernandes, outros membros da equipe da Educação e a equipe Diretiva do projeto, na Escola Municipal Lameira de Andrade, para a formatura das turmas do 5º ano, concludentes do currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Este programa é ministrado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em parceria com as escolas e famílias, tendo seu desenvolvimento apoiado pela Prefeitura Municipal de Cantagalo através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os mais novos Proerdianos do Brasil são alunos das Escolas Municipais Alberto Augusto Thomaz, Lameira de Andrade e Maria Bellieni D’Olival que, na presença de seus familiares, professores e amigos, firmaram o compromisso pessoal de permanecerem livres das drogas e violência.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983.

Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, iniciou-se em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros.

 

Programa Educacional de Resistência às Drogas realiza formatura em Cantagalo

 

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na Educação Infantil (PROERD Kids) e, para adultos, com o PROERD-Pais — onde é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. As lições são aplicadas por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Sentimo-nos muito orgulhosos, pois temos confiança em cada um de vocês, jovens formandos, que recebem o certificado de conclusão do PROERD. Queremos com esta solenidade demonstrar o nosso reconhecimento à conquista individual e assim, reforçarmos os valores e habilidades que aprenderam com o policial militar instrutor do PROERD durante as 17 lições. O convívio com cada um de vocês, no semestre que ora se encerra, nos conduz a algumas certezas: a primeira de que vocês passam a integrar uma grande rede de multiplicadores das informações preventivas, levando os conhecimentos que adquiriram adiante, a segunda que vocês compartilham conosco a construção de uma sociedade mais justa, mais segura e, sobretudo, livre das consequências do abuso de drogas. Aos formandos. Parabéns pela conquista“, foram as palavras ditas pelo policial Cesário, instrutor do PROERD.

 

Programa Educacional de Resistência às Drogas realiza formatura em Cantagalo

Ver anterior

Estado do Rio é recordista de indicações ao World Travel Awards

Ver próximo

Guilherme Carvel é campeão e artilheiro do Campeonato Carioca

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!