“Prof. Herdy: empreendedor educacional e religioso”, por Celso Frauches

Celso Frauches discursa em evento da universidade, ao lado do Prof. Herdy, em 1985

 

A educação dá novo rumo à vida das pessoas. É ela que faz com que os Josés desenvolvam seus talentos. Que os Josés virem homens memoráveis. Que esses Josés reinventem seu bairro, sua cidade e até o mundo.

José de Souza Herdy

 

Conheci o professor José de Souza Herdy em 1972. Eu morava em Brasília e ele foi à Capital participar, como membro, de uma reunião da Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil e verificar o andamento do processo de uma instituição de ensino superior de sua propriedade, de Duque de Caxias (RJ), no Conselho Federal de Educação, do qual eu era secretário-geral. Ele era professor, pastor Protestante da denominação Batista e maçom. Desse primeiro contato nasceu uma forte e grande amizade.

Em 1974, eu era assessor parlamentar de um deputado da Alerj que residia em Duque de Caxias. Estive com o professor Herdy por várias vezes. Daí surgiu o convite para trabalhar com ele na Associação Fluminense de Educação (AFE), na mesma cidade, nos tempos livres que dispunha do meu cargo na Alerj. Trabalhei com ele de agosto de 1974 a janeiro de 1989. Foi um dos meus grandes mestres na vida, com uma conduta exemplar como professor, como diretor da Faculdade Grande Rio e do Instituto Superior de Estudos Sociais, mais tarde Faculdades Unidas Grande Rio e, em seguida, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy (Unigranrio), com sede em Duque de Caxias, e campus fora da sede, em várias cidades do RJ. Ele era uma dessas pessoas especiais que nascem para semear sonhos e executar projetos destinados a melhorar a qualidade de vida do ser humano. Em todas as cidades ou vilas em que foi eleito pastor pela congregação da Igreja Batista local, surgiu uma escola por suas mãos. Implantou e implementou escolas e igrejas em diversas cidades fluminenses.

 

Prof. José de Souza Herdy, cantagalense de Euclidelândia (foto de 1988)
Prof. José de Souza Herdy, cantagalense de Euclidelândia (foto de 1988)

 

Com o Prof. Herdy aprendi grande parte do que sei e vivi na gestão universitária. Ele era correto, calmo, fraterno e generoso em todas as suas decisões como professor, pastor e gestor.

Na AFE, como secretário executivo, eu estava diretamente ligado ao presidente e diretor das Faculdades Grande Rio. Na sede da instituição, no centro de Duque de Caxias, diversos empreendimentos foram instalados no campus, além da faculdade e do centro educacional para a educação básica. O Prof. Herdy criou e manteve em funcionamento editora e gráfica, laboratório de análises clínicas, clínica odontológica, farmácia para o fabrico de medicamentos, de cosméticos e material de limpeza e um shopping center. À biblioteca ele deu o nome de Euclides da Cunha, em homenagem ao cantagalense de Euclidelândia, como ele. Fundou e foi pastor, até a sua morte, da 1ª Igreja Batista Universitária do Brasil.

O Prof. Herdy, como ele era conhecido por todos, nasceu em Cantagalo, na vila de Euclidelândia, no dia 12 de junho de 1924. Faleceu em 15 de fevereiro de 1989, aos 65 anos, devido a um acidente automobilístico. Era filho de Euclides Lantimant Herdy e de Anna de Souza Herdy. Seus pais eram descendentes de imigrantes suíços. Casou-se, aos 21 anos, com Nilza Cordeiro Herdy, sua grande companheira e incentivadora, que lhe deu oito filhos.

 

Campus-sede da Universidade Grande Rio (Unigranrio), localizado na Rua Prof. José de Souza Herdy, no centro de Duque de Caxias (RJ)
Campus-sede da Universidade Grande Rio (Unigranrio), localizado na Rua Prof. José de Souza Herdy, no centro de Duque de Caxias (RJ)

 

Começou sua carreira docente ainda em Euclidelândia, como professor de língua portuguesa.

Na sua caminhada para ser pastor, formou-se bacharel em Teologia, depois em Letras Neolatinas e, mais tarde, licenciou-se em Filosofia e fez vários cursos de pós-graduação nessas duas áreas.

Fundou e dirigiu várias escolas, exerceu diversos cargos na área de Educação e recebeu, várias vezes, homenagens, em vida e póstumas. Em 1950, com apenas 26 anos, realizou seu primeiro grande feito. Na cidade fluminense de Três Rios, onde era pastor de uma Igreja Batista, criou o Educandário Rui Barbosa. Ao fundar uma escola, o seu objetivo era “cultivar o saber em todos os campos do conhecimento humano e promover a assistência social, médica, odontológica e hospitalar à população”, como afirmou na inauguração dessa escola.

Ocupou vários cargos na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e nas secretarias de educação dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Seu tempo era precioso. Além de exercer as funções de pastor Batista, dedicava-se ao empreendedorismo educacional e às atividades maçônicas. Suas duas obras mais importantes nessa área: a criação das Faculdades de Nova Iguaçu, em Nova Iguaçu (RJ), e das Faculdades Grande Rio, em Duque de Caxias. Esses dois notáveis empreendimentos deram fruto a duas universidades: Universidade Grande Rio (Unigranrio) e Universidade Nova Iguaçu (Unig).

A vida maçônica do Professor Herdy começou em 5 de novembro de 1945 quando, aos 21 anos, foi iniciado na Augusta e Respeitável Grande Benemérita Loja Simbólica Indústria e Caridade nº 49, no Oriente de Nova Iguaçu, federado ao Grande Oriente do Brasil e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro. Em 1947, devido a sua dedicação, estudo e perseverança, foi elevado ao Grau de Companheiro tendo, logo a seguir, atingido o Grau de Mestre, em reconhecimento ao seu elevado espírito maçônico e ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

Grande Oriente do Brasil, em Brasília (DF), que abriga a Assembleia Legislativa Federal, da qual o Prof. Herdy foi deputado por vários mandatos
Grande Oriente do Brasil, em Brasília (DF), que abriga a Assembleia Legislativa Federal, da qual o Prof. Herdy foi deputado por vários mandatos

 

Na Baixada Fluminense, filiou-se à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cayru, no Oriente de Nilópolis, por onde foi eleito para ocupar uma cadeira na Assembleia Federal Legislativa, por diversos mandatos consecutivos. Nela, exerceu várias funções, principalmente como Membro de Comissão de Cultura e Educação e revisor do anteprojeto de Constituição do Grande Oriente do Brasil, posteriormente aprovado.

Quando iria chegar ao 33o grau, o ápice, foi impedido por um acidente fatal, na avenida Brasil, na cidade do Rio. Ele voltava de Duque de Caxias para a sua residência no bairro do Flamengo, com sua esposa, Nilza. Um caminhão ceifou a sua vida. Dona Nilza sobreviveu, mas saiu do acidente com várias fraturas.

É Patrono da Augusta e Respeitosa Loja Simbólica José de Souza Herdy 3117, em Tanguá, no Rio de Janeiro. O dirigente da Loja afirma que o Prof. Herdy, como Patrono da Loja, “nos inspira por seus exemplos, e nos leva a sonhar com uma Maçonaria mais operativa, voltada a melhorar o ser humano, a sociedade da qual ele faz parte e o meio ambiente onde habita”.

O Prof. Herdy, após o seu desenlace, recebeu e continua recebendo várias homenagens. É nome de várias escolas públicas e da livre iniciativa e de vias públicas. Recebeu, ainda, vários títulos honoríficos.

José de Souza Herdy é um dos vários cantagalenses esquecidos. Euclidelândia, onde ele nasceu e iniciou sua trajetória educacional, deve-lhe homenagens. Ele era um ser humano como poucos. Um empreendedor em todos os setores sociais e econômicos em que atuou.

 

Celso Frauches
Celso Frauches é escritor, jornalista, já foi secretário Municipal em Cantagalo e é presidente do Instituto Mão de Luva.

Ver anterior

Conheça os deputados federais e estaduais mais votados em Itaocara

Ver próximo

Semifinalistas do Campeonato do Calcário estão definidos

2 Comentários

  • Sou de Duque de Caxias, estou publicando um livro sobre os personagens Ilustres da nossa cidade de Caxias. Já são 50 nomes nessa relação… O professor Herdy será um dos homenageados nesse livro,,, Gostaria de usar parte do seu texto que achei fabuloso para melhorar o meu que ainda está em construção.. Hoje eu falei com o filho dele Harody que também está empenhado em me ajudar nessa pesquisa..
    Publicaremos 300 livros que serão todos doados para as escolas públicas.. Esse projeto não tem fins lucrativos.. Sou um apaixonado pela minha cidade e pretendo registrar esses ilustres como reconhecimento do seu trabalho…na cidade.. Naldo Farias 021-99716.9000 naldo.farias@hotmail.com

  • bom dia. quero aqui parabenizar sua iniciativa que certamente sera uma obra historica para este municipio. sou morador de duque de caxias 64 anos. mesmo com esta decadencia do municioio eu o amo. estudei nesta instituicao AFE. onde guardo com muito carinho e respeito pela mesma. ate hoje guardo comigo enorme admiracao pelo sr, jose de souza herdy um ser humano como nao se ve hoje.
    ficaria muito feliz em ter comigo um exemplar desta obra.
    sem mais para o momento me coloco a disposicao
    atenciosamente
    paulo cesar

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!