Piano é doado ao Galpão Cultural de Bom Jardim

A Secretaria de Cultura Turismo e Esporte de Bom Jardim recebeu a doação de um piano para o museu da cidade. O piano foi doado pela professora Maria de Lourdes Monnerat Mululo ao Galpão Cultural de Bom Jardim.

O piano é da marca alemã Sponnagel, provavelmente fabricado no início do séc. XX. Esse piano chegou a Bom Jardim no final da década de 60. “Meu pai, Professor Delio Mululo, o adquiriu por considerar a música como elemento extremamente importante na educação e formação básica dos filhos”, afirmou a professora. Delio Mululo veio de uma família aonde a música era valorizada. Sua bisavó tocava piano e era concertista na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

A professora Maria de Lourdes conta um pouco da história do piano. “Quero salientar um detalhe: tendo 7 filhos pra criar e um vida difícil financeiramente, meus pais investiram na música e isso possibilitou a mim conhecimento da música clássica e ampliou, com certeza, minha compreensão da História da humanidade. O piano foi comprado e pago com a família fazendo e vendendo quindim (um doce caseiro) muito apreciado por pessoas da nossa cidade. Minha mãe, Iza Monnerat, liderava os trabalhos da produção”, afirmou.

Ela também presta uma homenagem a uma professora que ensinava piano em Bom Jardim. “Quero deixar uma homenagem a D. Lilita Moretti (mãe de Ana e Carlinhos Moretti). Ela era a professora de piano em nossa cidade, sendo responsável pela iniciação de vários alunos no aprendizado do piano clássico”, conta.

Maria de Lourdes Monnerat Mululo conta como os alunos estudavam piano. “Os alunos promissores e interessados seguiam os nossos estudos do clássico em Nova Friburgo, na Academia de música San Remo e no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro. As provas de piano eram feitas na cidade do Rio de Janeiro. Realizávamos pequenos consertos nos auditórios existentes em Friburgo”, enfatiza.

E por fim, a professora que doou o piano faz uma homenagem: “Faço questão de deixar uma homenagem e dizer do orgulho que tenho de meus pais, pelo incentivo dado para desenvolver a habilidade de tocar um instrumento musical como o piano”.

O Galpão Cultural de Bom Jardim agradece imensamente o gesto de delicadeza da Professora Lulude”, afirmou nas redes sociais, a direção do museu.

Ver anterior

Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em Trajano de Moraes com plantio de mudas

Ver próximo

Programa de industrialização para o Rio de Janeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!