Professores capacitados

O profissional de hoje precisa dinamizar sua maneira de elaborar e ministrar aulas, afinal de contas o aluno desta era globalizada necessita de professores capacitados para, não só transmitir conhecimentos, mas levar o alunado a questionar tudo aquilo que está sendo mostrado e ensinado pelo educador. “O aluno precisa participar mais. Precisa sentir-se valorizado”, enfatizou Sônia Fonseca.

Não se trata de recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. A preocupação com a prática docente precisa ser um hábito comum, tanto na formação inicial como na continuada. “Precisamos interagir de maneira mais intensiva, em prol de um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito Carmod Bastos (PT).

Outra informação levada pelo prefeito foi a implantação do SPE (Sistema Positivo de Ensino), que será feito na rede municipal. O sistema trabalha com tecnologias e métodos inovadores, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o estudo diário.

Adotado por escolas de todo Brasil, o SPE é atualizado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e atualizam as ferramentas de ensino, para tornar o aprendizado mais prazeroso. “Almejo qualidade, quero que os alunos da rede municipal possam desfrutar do melhor se tratando de aprendizagem”, finalizou Carmod.

O evento contou com a rápida presença da deputada Myriam Rios (PSD), que prestigiou o evento, deixando uma mensagem para os professores. “Os professores são a base do futuro”, afirmou a deputada.

Cantagalo

A Secretaria de Educação de Cantagalo realizou, de 3 a 5 de fevereiro, o treinamento dos mais de 200 professores e 180 ocupantes dos cargos de apoio ao magistério. No período, professores e pessoal de apoio passaram por uma atualização.

O treinamento foi encerrado com a palestra de Bianca Mota de Moraes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), que falou sobre o projeto ‘Paz nas Escolas’, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual.

Realizado no salão do Colégio Estadual Lameira de Andrade, no Centro, o evento foi aberto, na segunda-feira passada (3), pela secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha. O prefeito Saulo Gouvea (PT), devido a outro compromisso em Petrópolis, não pôde participar. O palestrante que abriu a capacitação, Carlos Magliano, defendeu o tema ‘O que é preciso para ser feliz?’.

A secretária de Educação foi incisiva na responsabilização do professor no atingimento das metas propostas pelo setor para 2014. Lucinha Farah Noronha informou que a secretaria será o suporte e que também investirá pesado na atualização pedagógica, com novos modelos e propostas, mas, também, na capacitação tecnológica. Segundo ela, também há desafios físicos, como a informatização da secretaria e das escolas, cujo processo licitatório para a contratação de empresa especializada na realização do trabalho será realizado ainda neste mês de fevereiro. Ela aproveitou para entregar 12 notebooks, um para cada escola dos distritos e da zona rural, e cinco computadores modelos desktop para as escolas localizadas na cidade.

Completando, Lucinha Farah Noronha destacou as obras de reforma e ampliação do prédio da Escola Municipal Antônio Raposo, em Boa Sorte, quinto distrito, onde estão sendo investidos mais de R$ 500 mil em recursos do próprio município. Também falou sobre a compra, pela Prefeitura, da chácara que havia sido alugada para a Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, em Santa Rita da Floresta.

Trajano de Moraes

A Secretaria de Educação de Trajano de Moraes realizou, dias 4 e 5 de fevereiro, na Escola Alfredo Lopes Martins, um curso de capacitação para os professores de educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro visou integrar a equipe e prepará-la para o ano letivo com atividades de reflexão e motivação, visando uma prática pedagógica com foco no aluno e na qualidade do ensino.

A capacitação foi realizada pela Secretaria de Educação e ministrada pela equipe de orientação pedagógica  e pela equipe de orientação educacional. Além da recepção da Secretaria aos docentes neste início de trabalho, foram ministrados cursos sobre ‘A Prática Pedagógica do Professor Crítico- Reflexivo e TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade’.

Foi realizado, ainda, o planejamento escolar. A secretária de Educação, Rosseline Almeida de Carvalho, agradeceu a participação dos professores e desejou um bom início de trabalhos educacionais.

O prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), concedeu uma entrevista dando as boas-vindas a todos os professores. Segundo ele, 250 professores atendem cerca de 1,5 mil  alunos no município.

Em sua análise, o município avançou muito no setor educacional nos últimos anos e a recente mudança realizada pela Secretaria de Educação, onde passou a Escola Municipalizada José Miranda para Educação Infantil e as reformas acontecidas em diversas unidades escolares, motivam os profissionais docentes e o pessoal de apoio.

Ainda  sobre os professores, Carlinhos Gomes disse que sabe da tarefa difícil de um docente, mas é gratificante quando se alcança o principal objetivo da carreira: o aprendizado das pessoas dentro de uma sala de aula. “Desejo boa sorte a todos os professores neste início de trabalho e a todos os nossos alunos também”, encerrou o prefeito de Trajano de Moraes.

Ver anterior

Sérgio Cabral inaugura novo prédio do Colégio Galdino do Valle Filho

Ver próximo

‘Se nos consolidarmos como um grande centro de formação de mão de obra, mais empresários virão investir aqui’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!