A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, explica que a legislação que rege a educação em nível nacional determina que todo professor se aperfeiçoe em cursos de educação continuada. “A Secretaria de Educação de Cantagalo está facilitando o atendimento dessa exigência ofertando, periodicamente, cursos complementares à práxis pedagógica. Desta vez, o destaque é a Linguagem Brasileira de Sinais, que é uma forma de preparação dos nossos profissionais para os programas de inclusão, necessários a toda rede pública”, disse. “A educação inclusiva é, igualmente, mais uma exigência do Governo Federal, o que consideramos justo, isto é, toda criança na escola, e é isso o que estamos priorizando, inclusive preparando o professor para as tantas diferenças existentes no ambiente escolar”, acrescentou a secretária.
O professor que ministra o curso de Libras é um português chamado João, um grande comunicador surdo-mudo que todo o tempo interage com o público que tem assistido às suas aulas. Os professores-alunos têm saído das aulas felizes, demonstrando grande interesse pela aprendizagem e impressionados com a capacidade de comunicação do professor e da própria linguagem que estão aprendendo na capacitação.
A secretária Lucinha Farah Noronha acredita que, com as ações referentes à formação continuada pactuadas no Plano de Ações Articuladas junto ao Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação de Cantagalo tem se preocupado em melhor aparelhar seus profissionais para que possam exercer seus papéis de educadores com maior tranquilidade.