Profissionais de Ensino de Duas Barras reivindicam ações para melhorar a qualidade da Educação no município

Os profissionais de ensino da cidade de Duas Barras enviaram uma carta aos pais e responsáveis de estudantes para tornar público os principais problemas e dificuldades que o setor educacional está enfrentando no município. O documento relata um histórico de reivindicações para garantir a melhoria da educação, assim como melhores condições de trabalho. Na carta, os profissionais pedem ainda o apoio de toda a população.

De acordo com o texto, os professores reivindicam melhorias no setor e também uma série de direitos. Entre os principais estão a criação de um Plano de Cargos e Salários, a criação de um novo concurso público e também a adequação a um Piso Salarial justo para os profissionais. O documento também ressalta a necessidade da implantação de um Plano Municipal de Educação, comum na maioria dos municípios.

Os profissionais de ensino também citaram a necessidade de melhorias em suas condições de trabalho relatando, por exemplo, a falta de salas adequadas em algumas escolas, refeitórios, bibliotecas e até a ausência de máscaras para os alunos. Os professores também esclarecem que alguns servidores têm sofrido perseguições apenas por exigir judicialmente e politicamente os seus direitos.

Leia abaixo, na íntegra, a carta produzida pelos profissionais de Educação de Duas Barras:

==========================================================

Senhores pais ou responsáveis

Vimos através desta carta fazer esclarecimentos acerca da luta dos professores por melhores condições de trabalho e pedir apoio para que possamos implementar melhorias na qualidade da educação em nosso município. Apresentaremos um histórico das nossas reivindicações para que possam compreender os motivos da nossa luta

  1. Plano de Cargos e Salários – Estamos numa luta de quase uma década por este direito garantido pelo Plano Nacional de Educação Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. NÃO FOI CUMPRIDO!
  2. Concurso Público – As escolas acumulam vagas de concurso que são ocupadas por pessoas, muitas vezes, sem processo seletivo descumprindo todas as recomendações do Tribunal de Contas do Estado. NÃO FOI CUMPRIDO!
  3. Piso Salarial – Os profissionais de educação têm o piso salarial garantido pela lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 e por isso exigimos o seu cumprimento. NÃO FOI CUMPRIDO!
  4. Plano Municipal de Educação – Toda educação municipal deve ser organizada a partir da lei Nº 1.183 de 2015 e atualmente o governo descumpre várias de suas exigências, como licença para formação de professores, plano de cargos e salários, garantia de verbas para o plano etc… NÃO FOI CUMPRIDO!
  5. Fim da perseguição – Existem profissionais de educação que estão sofrendo com a perseguição do governo por estarem mobilizando os colegas para exigir judicialmente e politicamente nossos direitos. A comissão dos profissionais de educação não foi recebida pelo prefeito desde dezembro de 2021. NEGOCIAÇÃO JÁ!
  6. Condições de trabalho – Nossa luta passa também pelas condições de trabalho, apesar das obras realizadas e em curso nas escolas, ainda temos falta de salas adequadas em algumas escolas, refeitórios, laboratórios, bibliotecas e mesmo de máscaras para os estudantes. URGENTE!
  7. Auditoria do FUNDEB 2021 – A lei do FUNDEB garante que o que não for gasto em valorização dos professores deve ser dividido como abono para a categoria no final do ano. O governo não apresentou as contas e documentos que comprovem como chegaram a “esmola” de 400 reais enquanto outros municípios pagaram mais de 2 mil aos seus profissionais. TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS!

Considerando este grave quadro em que se encontra a Educação de Duas Barras, os profissionais de educação pedem apoio da população na cobrança por direitos fundamentais da nossa categoria e dos estudantes das escolas municipais. Quando nos manifestamos publicamente, nos jornais, televisão e redes sociais demonstramos nosso comprometimento por uma educação de qualidade para a população bibarrense para além de qualquer governo, pois eles se vão e nós ficamos.

Apoie a educação e os profissionais do município divulgando este material nas redes sociais, conversando com vizinhos, se informando, cobrando esclarecimentos sobre estes temas ao prefeito, secretários e vereadores. Contamos com a ajuda, principalmente, dos responsáveis e estudantes para mudar esta realidade nefasta e fazer cumprir a lei. Juntos podemos construir uma educação de qualidade! Lutar por melhorias é acreditar no futuro!!!

Profissionais de Educação de Duas Barras

Profissionais de Ensino de Duas Barras reivindicam ações para melhorar a qualidade da Educação no município

Ver anterior

Vereador pede ao Governo do Estado prioridade na conclusão das obras do Hospital do Câncer de Nova Friburgo

Ver próximo

Alerj vai doar R$ 30 milhões em apoio às vítimas de Petrópolis

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!