Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Segunda fase, de acompanhamento, teve início no bairro Novo Horizonte. Trabalho é resultado de estudo realizado pela Coordenação de Saúde Bucal ano passado
A Secretaria de Saúde de Cantagalo, através da Coordenação de Saúde Bucal, deu início, no último dia 27 de março, na Escola Municipal Alcides Afonso Carvalhaes, no bairro Novo Horizonte, a sete quilômetros do Centro, à segunda etapa do Programa de Prevenção e Promoção da Saúde Bucal nas Escolas, que vem sendo implementado nas escolas públicas municipais e estaduais desde o ano passado.
Na última semana=, os alunos receberam palestra sobre a prevenção das doenças da boca, aplicação de flúor e orientação prática sobre escovação, o que também envolveu os professores e demais profissionais da escola. “É a primeira vez que recebemos um programa abrangente como esse. Antes, chegamos a fazer um movimento neste sentido, em parceria com a Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, do São José, mas, através da própria Secretaria de Saúde, é inédito. Acho uma excelente iniciativa e que leva informações às crianças de forma bastante descontraída, o que ajuda a fixar a informação”, disse a diretora da escola, Josiane Pereira.
O trabalho, de acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Aretuza Pires, é consequência do Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal, realizado no período de 10 de agosto a 30 de outubro do ano passado, e que teve como principal objetivo diagnosticar quais áreas têm piores índices de saúde bucal e quais têm os melhores números.
A partir desse levantamento, foi elaborado um plano de ação para melhorar os índices não satisfatórios indicados. O bairro Novo Horizonte foi o primeiro atendido por ter apresentado, no levantamento, um dos piores índices de saúde bucal. As visitas da equipe serão feitas uma vez por mês. Em maio, será a vez da Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz, no bairro Cantelmo.
Durante a mobilização, que reuniu as crianças no pátio coberto da escola, onde foi montado um tanque coletivo para auxiliar no trabalho, os profissionais receberam a visita do secretário municipal de Saúde, Alan Barros, que voltou a informar que a Prefeitura vai implantar um consultório dentário fixo no subposto de saúde do bairro, que também passará por obras de reforma e ampliação.
A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde também informou que as crianças do Novo Horizonte, devido aos dados apontados no levantamento epidemiológico bucal do ano passado, ganharam um dia especialmente para elas no consultório dentário do SUS (Sistema Único de Saúde), instalado no PAM (Posto de Atendimento Médico), que funciona ao lado do Hospital. “Esse atendimento exclusivo é realizado todas as segundas-feiras e as crianças contam com transporte para facilitar o tratamento”, contou Aretuza Pires.
Em breve, no local, a Prefeitura vai implantar a Policlínica Municipal, que também ganhará um prédio novo.