A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, continua com o programa municipal de castração gratuita de cães e gatos, um procedimento fundamental que traz uma série de benefícios para os animais, além de contribuir para a redução do abandono e da superpopulação nas ruas.
Desde 2022, Nova Friburgo conta com um programa voltado para a castração de cães e gatos, totalmente custeado pela Prefeitura para tutores que residem no município. “Esse programa possibilita que os moradores de Nova Friburgo realizem a castração de seus bichinhos de estimação com segurança. Os procedimentos estão sendo realizados com anestesia inalatória, sem limite de raça ou peso”, salientou a subsecretária de Bem-Estar Animal, Elisângela Rodrigues.
A castração é essencial para prevenir diversas doenças. Animais não castrados têm maior risco de desenvolver câncer de mama, infecções uterinas e problemas de próstata. A castração reduz significativamente esses riscos e melhora a qualidade de vida de cães e gatos. O programa também inclui orientações sobre cuidados gerais com os animais, como vacinação e alimentação adequada, reforçando a importância do responsável em relação ao animal sob sua tutela.
Com este programa, o município já atendeu centenas de animais desde seu lançamento e segue promovendo saúde e bem-estar animal. A castração, consequentemente, diminui o número de animais abandonados, que podem causar problemas como acidentes de trânsito e a disseminação de zoonoses.
O serviço de castração também abrange animais errantes, ou seja, aqueles que não têm um lar e vivem nas ruas. Para esses casos, é aberto um processo administrativo. “A pessoa que solicitar a castração deve manter o animalzinho preso para que ele possa ser levado pela Ssubea para o procedimento. No pós-cirúrgico, caso o animal não seja adotado, são realizados os devidos protocolos para que ele retorne à sua rotina”, explicou a subsecretária.
Todos os animais castrados são chipados, o que ajuda no censo animal e, ainda, coíbe o abandono. Para realizar a marcação, basta ir à sede da Ssubea munido de cópias dos documentos do tutor: RG, CPF, comprovantes (em nome próprio) de residência e de renda. A Ssubea está localizada no prédio anexo à Prefeitura (antiga Rodoviária Leopoldina), na Avenida Alberto Braune, 225.