Prefeitura de Cantagalo quita precatórios e encerra o ano sem dívidas
Nesta semana, o município de Macaé, na região turística da Costa do Sol, foi o palco do famtour da terceira etapa do programa “Turismo Rural RJ”. Influenciadores digitais puderam explorar várias atrações rurais incluídas no guia de turismo rural lançado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio. O evento ressaltou as belezas naturais e culturais da região, apresentando um novo olhar sobre o potencial turístico que vai além do turismo de negócios e das praias.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância dos famtours e da parceria com influenciadores digitais para promover o potencial turístico do estado.
“Estamos inovando na promoção turística do estado ao unir a experiência dos famtours à influência digital. Essa estratégia nos permite alcançar um público mais jovem e conectado, que busca experiências autênticas e personalizadas”, afirma Tutuca.
Através dessa iniciativa, a Setur-RJ e a TurisRio demonstram seu compromisso em promover a diversidade do turismo no estado, convidando os visitantes a explorarem as belezas e encantos do turismo rural e de natureza em Macaé.
Segundo Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio e coordenador do programa Turismo Rural RJ, a diversificação do turismo em municípios tradicionais é uma estratégia inteligente que pode gerar diversos benefícios para a região.
“A diversificação do turismo é fundamental para a sustentabilidade e o desenvolvimento das nossas comunidades. Ao oferecermos uma variedade de experiências, atraímos um público mais amplo e geramos mais renda para a região”, afirma Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio.
A influenciadora Mariana Emmel (@princesinha_doagro), que conquistou as redes sociais ao compartilhar seu dia a dia no campo. Através de seus vídeos, ela inspira e educa seus seguidores sobre o cultivo de hortaliças. Durante o famtour, Mariana se divertiu na Cachoeira do Escorrega e no Boia Cross, no distrito de Glicério, e em suas redes, agradeceu à Setur-RJ e à TurisRio pela oportunidade.
“Este é um projeto maravilhoso, que tem o objetivo de ajudar o turismo rural e apoiar pequenos produtores. Eu, como produtora rural, entendo a importância da divulgação dos nossos trabalhos, e isso ajuda muito na valorização” publicou Mariana.
“Eu amei retornar ao Sana e viver novas experiências como a ida à Caverna, e principalmente o rapel que eu me desafiei. Sobre Glicério, eu nunca tinha ouvido falar e fiquei encantada com as paisagens, com a natureza que é linda demais. O boia cross, foi um desafio válido, tudo para viver e compartilhar a experiência com os meus seguidores”, disse a influenciadora Luana Romão (@luvaipraonde).
No distrito do Sana, as influenciadoras conheceram o Cria Sana Artesãos, um espaço recém-inaugurado após a reforma realizada pela Prefeitura, onde artesãos expõem e vendem suas peças. Elas também visitaram a Casa da Júlia, que é um local cultural com apresentações teatrais, incluindo a peça “Mãos ao Alto de Natal”. Além disso, passaram pelo Bar da Árvore, Refúgio Boa Sorte, Casa da Parteira e a Caverna Sagrada – Farmácia da Natureza, e conheceram o Sítio Monte Alto, que produz alimentos orgânicos, com a equipe do Cria Adventure, fizeram Rapel, e conheceram a casa da Donna Leda, que prepara refeições com um saber único. Conheceram também o projeto Caminho da Mata Atlântica, que visa restaurar a Mata Atlântica, promover o desenvolvimento socioeconômico e valorizar o patrimônio natural e cultural.
Já no distrito de Glicério, visitaram o Apiário Serra da Cruz, se hospedaram na Chácara da Turma e conheceram o Duetto e a Petiscaria Gourmet. Com a equipe do Macaé Adventure, foram à Cachoeira do Escorrega e vivenciaram a descida de boia cross no Rio São Pedro.
“Macaé se apresenta como um destino completo, com cenários deslumbrantes, que permite explorar uma infinidade de segmentos turísticos: negócios, eventos, lazer, histórico-cultural, sol e praia, natureza e turismo rural. A cidade oferece vivências e experiências únicas de convivência com a natureza”, pontuou Léo Anderson, secretário de Turismo de Macaé.
O programa “Turismo Rural RJ” é fruto de uma colaboração técnica entre a Setur-RJ, TurisRio e a Seappa, com participação dos municípios.