Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Nova Friburgo deu início, na manhã do último dia 3, a capacitação de pessoal para operação da central de monitoramento do projeto Cidade Inteligente – que prevê o monitoramento da cidade através de câmeras de vídeo – e está sendo implantada no Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, situado em frente à sede da Prefeitura.
O curso de capacitação está sendo ministrada pela empresa Intelbras, de Santa Catarina, e participam funcionários da própria Prefeitura e integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A Intelbras é fabricante de aparelhos de comunicação e segurança e o projeto Cidade Inteligente está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com patrocínio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A coordenação é da Secretaria de Ciência e Tecnologia, tendo como coordenador o engenheiro Silvestre de Assis Mello.
A abertura do curso de capacitação foi feito pela secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, que apresentou a equipe da Intelbras. Na região, esse tipo de monitoramento foi iniciado em Duas Barras, na década de 1990, e depois desativado. Atualmente, Cantagalo conta com esse serviço, que monitora todo o Centro da cidade.
Para Nova Friburgo, Eliana Amil afirmou ser um marco que vai contribuir para a melhoria da segurança e da qualidade de vida dos moradores.
A secretária comentou também que o projeto Cidade Inteligente vai proporcionar a integração do gabinete do prefeito Rogério Cabral (PSD) com todas as secretarias, escolas, 11º Batalhão de Polícia Militar e 6º Grupamento de Bombeiro Militar, sediados na cidade. Inicialmente, o projeto Cidade Inteligente terá um raio de 25 quilômetros, com previsão de aumento desse alcance em breve.
O curso de treinamento foi iniciado por Ronaldo Fraga, responsável pelo setor de segurança da Intelbras, e segue até a sexta-feira, no dia 5, no horário das 8h às 17h, no Salão Azul da Prefeitura de Nova Friburgo.