Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Parlamento Infanto Juvenil foi criado através do Decreto Legislativo nº 091/05, pelo vereador Marcelo Mansur. Atualmente, como presidente da Casa, o vereador teve a ideia de retomar o projeto, cujo objetivo é aumentar a compreensão e o conhecimento do papel do Poder Legislativo e suas funções, aproximando os jovens e adolescentes de seus representantes e conscientizando as novas gerações da importância do setor político no desenvolvimento da cidade.
A primeira etapa do projeto ocorrerá de forma totalmente democrática e participativa no dia 12 de setembro, onde serão eleitos os vereadores mirins de cada unidade de ensino de Macuco.
No dia 3 de agosto, a Câmara esteve reunida, no gabinete do Presidente Marcelo Mansur, com a Secretária de Educação, Sra Cláudia Vogas, que representou as diretoras das escolas do município, sendo elas Professor David Coelho dos Santos – Barreira, Escola Municipal Profª Sylvia G. B. Bath Rosas – Volta do Umbigo e CIEP Municipalizado 473; os diretores das escolas públicas e particular do município, representadas pelos seus diretores, respectivamente, Sra Marcela Pires (Escola Estadual José Carlos Boaretto), Sra Eliés Gomes (Escola Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino) e Simony Marini (Instituto Educacional Laura Montechiari); e os vereadores Andinho da Reta e Diogo Latini, para tratar da reativação do Parlamento, criando-se assim, a figura do Vereador Mirim nas respectivas unidades escolares do município.
O projeto consiste na eleição de 9 vereadores mirins para representarem as suas escolas no referido parlamento infanto-juvenil. A primeira etapa envolve uma eleição, em cada unidade escolar, dos seus representantes. Posteriormente, os vereadores mirins serão diplomados polo Poder Legislativo de Macuco, tendo a oportunidade de participar de um ciclo de palestras importantes para contribuição e formação destas crianças e adolescentes. O projeto culminará com as Sessões Legislativas dirigidas pelos respectivos vereadores mirins no Plenário da Câmara Municipal, em que, além da eleição, poderão apresentar minutas de preposições que visam cooperar para o fortalecimento de ações para o desenvolvimento intelectual de cada estudante e, também, contribuindo para uma cidade cada vez melhor.