Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mais segurança, conforto e economia para a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando – AFAPE com a conclusão do projeto de eficientização energética na instituição. A iniciativa visa reduzir o consumo de energia com equipamentos mais eficientes e modernos, além de oferecer melhor qualidade de vida aos usuários. Isso significa compromisso da Energisa com as comunidades na qual atua, contribuindo para o desenvolvimento da cidade com ações de responsabilidade social.
Para oficializar a conclusão do projeto na AFAPE, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a Energisa realizou a entrega formal do Projeto de Eficientização Energética, que contemplou a substituição de mais 170 lâmpadas por LED, um freezer e dois aparelhos de ar-condicionado por outros mais eficientes. Além disso, foi instalado um sistema fotovoltaico, que vai permitir a instituição gerar sua própria energia. Um investimento de mais de R$ 50 mil, que vai proporcionar uma economia de 8,18MWh/ano.
O Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolvido pela Energisa, investiu em Nova Friburgo, ao todo, em 2019, cerca de R$ 600 mil em quatro instituições do município — AFAPE, LAJE e as creches São José e CMEI Brasilina da Rosa Teixeira — além do Projeto Nossa Energia, realizado nos bairros da cidade.
Para o diretor-presidente da Energisa em Nova Friburgo, Eduardo Alves Mantovani, os investimentos de Eficiência Energética são de extrema importância. Além de dar mais qualidade estrutural, também instrui crianças e adolescentes sobre os cuidados para se viver num mundo econômico e ambientalmente cada vez mais sustentável. Ele complementa dizendo que a Energisa sempre será parceira das cidades em que atua e que, onde for possível, projetos dessa natureza serão implantados no futuro.
Como forma de apresentar essas mudanças, as equipes da Energisa realizam a entrega nos locais contemplados com inauguração de placa comemorativa, apresentação de peça teatral e distribuição de cartilhas educativas, seguida de uma confraternização.