Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Olhar com carinho para aqueles que mais necessitam faz parte da essência da Energisa, que inaugurou nessa terça-feira, 17 de dezembro, no Lar Abrigo Amor a Jesus, o projeto realizado por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo o presidente do Laje, Francisco Folhadela, o projeto trouxe uma economia de energia de 50% para a instituição. “Estamos muito satisfeitos e gratos à Energisa e todos que contribuíram para a execução desse trabalho, pois será uma economia muito grande. Vamos torcer para que outros projetos sejam realizados.”
Somente este ano, a Energisa investiu em Nova Friburgo cerca de R$ 600 mil em quatro instituições do município e com o projeto Nossa Energia, realizado nos bairros da cidade. Além do Laje, foram beneficiados com projetos de eficientização energética a AFAPE – Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando e as creches São José e CMEI Brasilina da Rosa Teixeira.
Essas instituições foram contempladas com revitalização no sistema de iluminação e condicionamento ambiental, bem como troca de lâmpadas e de aparelhos eletrodomésticos usados por modelos mais econômicos e eficientes. Algumas unidades também receberam sistemas de energia fotovoltaica, que vão gerar energia própria, resultando em considerável economia no consumo convencional. Ao todo, foram mais de 2 mil lâmpadas substituídas por LED, seis refrigeradores, seis freezers e 15 aparelhos de ar-condicionado trocados por equipamentos mais eficientes.
E na unidade móvel do Projeto Nossa Energia que percorre os bairros da cidade, foram substituídas mais de 3.400 lâmpadas por LED, cerca de 450 clientes foram cadastrados da Tarifa Social de Energia Elétrica e realizadas 80 palestras para alunos da rede pública de ensino sobre consumo consciente e seguro da energia elétrica.
Como forma de apresentar essas mudanças significativas, a Energisa está realizando ações de entrega nos locais contemplados com inauguração de placa comemorativa e apresentação teatral. Durante a solenidade no Laje, estiveram presentes presidente, funcionários e usuários do Lar, o secretário da Casa Civil, Walter Thurler e representantes da Energisa.
Walter Thuler, ressaltou a importância de parcerias como essa da Energisa e que os recursos economizados com as contas de energia poderão ser redirecionados para outras ações importantes na instituição. “Parabenizo o trabalho desempenhado pela diretoria do Laje, seus profissionais e o projeto realizado pela Energisa.”
Para o gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo, o Laje é uma instituição reconhecida em Nova Friburgo pelo belo trabalho desempenhado com os idosos e é gratificante contribuir com a entidade por meio dessa economia de energia, proporcionando que outras benfeitorias sejam feitas para seus moradores.