“Cantagalo, sede de importante evento regional”, por Julio Carvalho
“Somos uma instituição grande com 700 crianças e 70 funcionários com despesas elevadas. Toda ajuda é sempre bem-vinda. O projeto de eficientização energética da Energisa veio em boa hora. A redução na conta de energia vai permitir oferecermos mais atendimentos com a contratação de profissionais. A expectativa que é tenhamos uma redução de quase 100% do nosso consumo mensal. A gente agradece a Energisa por esta ação”, comenta Walter Mello Pacheco, gerente administrativo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Nova Friburgo.
A instituição está sendo contemplada com um investimento de cerca de R$ 120 mil com a troca de 389 lâmpadas por modelos de LED, substituição de quatro refrigeradores e dois freezers, além da instalação de 38 placas solares. Esse investimento vai gerar uma economia de energia de aproximadamente 30 MWh/ano e de mais de R$ 20 mil ao ano para a APAE de Nova Friburgo.
“A entidade está ganhando um presente de fim de ano e vai começar 2022 com uma grande economia que poderá ser investido em outras frentes. Os trabalhos começam a ser executados nesta semana e a previsão é que seja finalizado até o próximo mês de janeiro. A economia equivale a apagar a luz de 15 casas por um ano, com impacto não apenas na conta, mas também na sustentabilidade dessas instituições”, comentou o presidente da Energisa Eduardo Mantovani.
A ação de eficientização energética viabilizada, por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vai evitar a emissão de cerca de duas toneladas de gás carbônico/ano.
Instalada em mais de dois mil municípios do território nacional, a APAE é uma organização social que promove a atenção e integração à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Com 42 anos de história, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Friburgo é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos de direito privado, responsável pelo atendimento de Pessoas com Deficiência Intelectual, desde o nascimento. Atua nas áreas Social Educacional e de Saúde com programas desenvolvidos para prevenção, habilitação, reabilitação e ajustamento social.
Este ano, por meio do Movimento Energia a Bem, a instituição também foi contemplada com 300 cestas básicas, distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade.