Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O prefeito de São Sebastião do Alto, Mauro Henrique (PT), junto com o secretário de Turismo, Esportes, Lazer e Promoções, Pedro Américo, e o vereador Manoel dos Santos (PP), visitou, em 21 de agosto, o núcleo do projeto da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Esporte RJ, no distrito de Ipituna.
O núcleo do distrito conta com mais de 100 inscritos em duas modalidades: futsal e vôlei (masculino e feminino). Tem como coordenadora a professora de educação física Rossana Santarém dos Santos, o auxílio da técnica de enfermagem Liliene Costa e o apoio de Marcele Barcelos Santarém.
Segundo Rossana Santarém, é gratificante ter este núcleo na comunidade, porque as crianças anteriormente não tinham um incentivo para uma atividade esportiva, ficavam à beira da rua, andando de bicicleta e nas calçadas, ociosas. “A nossa localidade é cortada por uma rodovia e os jovens ficavam em locais perigosos, mesmo com a sinalização e quebra-molas ao longo da via. Hoje, vejo a quadra sempre lotada de crianças praticando um esporte. Todos os dias, após as atividades, elas voltam cansadas para casa, mas felizes por terem este momento de lazer e entretenimento”, salientou.
De acordo com o prefeito, foi um prazer ver a quadra com vários jovens. “Fui convidado a conhecer o projeto e, acompanhado do secretário Pedro Américo e do vereador Manoel dos Santos, vimos como o esporte faz bem para a juventude. Fico feliz pela iniciativa em prover algo tão importante para a comunidade”, frisou.
O Esporte RJ é o maior projeto esportivo da América Latina e, atualmente, conta com cerca de 900 núcleos para a prática de diversas modalidades. As aulas são gratuitas e beneficiam 300 mil pessoas. O projeto é administrado por duas Organizações Sociais (OS), a Ascagel e a Zico 10 Fazendo a Diferença.
– Este é um dos principais pilares da nossa política de transformação de crianças e jovens do estado do Rio de Janeiro em futuros campeões, já que estamos às vésperas das Olimpíadas Rio 2016. Além disso, é uma maneira de ocupá-los, deixando-os fora do alcance do tráfico de drogas – comentou o secretário de estado de Esporte e Lazer, Manoel Gonçalves.