Projeto de gestão de resíduos tem visita e palestra de especialista francês em Friburgo

Cultura de separação do lixo é uma das soluções para o tratamento dos resíduos

Especialista francês em gestão de resíduos, Roger Fravre, da ECTI (Echanges et Consultions Techniques Internationaux), visitou indústrias têxteis de Nova Friburgo, no último dia 14 de outubro, e deu palestra a empresas da região no dia 15, no Senai Espaço da Moda. A vinda dele à Região Serrana é a última etapa do projeto que vai montar um protocolo para ajudar as empresas da região a reduzir o desperdício de tecido e melhorar o processo de descarte. Hoje, em média, 25% da matéria-prima dessas empresas viram resíduo.

O projeto ‘Descarte responsável da indústria da confecção’, coordenado pela Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema Firjan e realizado com a empresa Lucitex, teve início em 2013. A proposta foi uma das vencedoras do Edital Senai Sesi de Inovação de 2012.

Para sua execução, contou com a parceria do Centro de Tecnologia Senai Ambiental e Senai Moda Design, que fazem parte do Sistema Firjan, e do Senai Cetiqt. A vinda de Fravre a Nova Friburgo foi articulada pelo Sistema Firjan junto ao Departamento Nacional do Senai, que tem parceria com a ECTI.

A partir da imersão na Lucitex, foi montado um diagnóstico e apontadas soluções nas áreas de gestão, produção e no processo de descarte. Um dos caminhos apontados por Eliane Damasceno, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos Sociais da Assessoria de Responsabilidade Social, é a venda de resíduos para outras indústrias.

– Alguns podem ser reciclados e virar polímero, voltando para indústria do plástico, por exemplo. Neste caso, a indústria de confecção ainda economiza, pois não precisa pagar para uma empresa recolher e descartar seu material. A parceira interessada no resíduo é que faz a coleta, mas, para que seja possível, é necessário que haja volume e uma separação adequada do resíduo – explicou Eliane.

No dia 14 de outubro, Favre e especialistas do Sistema Firjan visitaram a Lucitex e a Ambiente Íntimo. No dia seguinte, ele deu a palestra ‘Descarte de resíduos das confecções e sustentabilidade’ para empresários no Senai Espaço da Moda.

De acordo com o especialista, já existe um processo de tratamento para esses resíduos, mas é necessário pensar em como reduzi-los. “É preciso ter um controle de qualidade dos produtos que as confecções recebem e que exista uma maneira de controlar isso junto aos fornecedores”. As irregularidades encontradas nas matérias-primas figuram como um dos fatores de geração de resíduos.

A próxima etapa é transformar o protocolo em publicação, disseminá-lo em outras  confecções e monitorar os resultados de sua implantação no dia a dia das fábricas.

Ver anterior

No Dia das Crianças Cantagalo inaugura brinquedoteca no Centro

Ver próximo

Pesquisa mostra o que o brasileiro pensa da comunicação impressa

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!