Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nos dois últimos campeonatos regionais serranos – 2010 e 2011 -, Carmo foi campeão duas vezes seguidas, sendo a primeira cidade do interior a ser bicampeã regional serrana de karatê. Essa competição é oficial, sendo realizada pela FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro). Uma das contribuições é o sucesso do projeto karatê no Ciep 280, que, a cada dia, absorve mais alunos. O esporte que mais premia atualmente em Carmo é o karatê, onde os atletas sempre retornam dos campeonatos cheios de medalhas.
As tardes eram ociosas para essas crianças e muitas indo para a marginalidade e as drogas. Agora, as tardes são preenchidas com karatê, contando com mais de 60 alunos. Muitos alunos com sérios problemas escolares de disciplina tiveram a sua vida mudada graças à prática sistemática do karatê. Eles aprendem que não devem brigar na rua, mas apenas praticar esse esporte dentro do tatame. Aprendem que não devem atacar ninguém, apenas se defender em alguns casos de conflitos. No karatê, aprende-se que tudo gira em torno da defesa. O objetivo é buscar a paz acima de tudo, sempre tentando evitar o conflito físico. De acordo com essa filosofia oriental, o maior adversário não é aquele que está na frente de nós, mas nossos adversários internos, nossos conflitos interiores. Ao vencer a nós mesmos, ganhamos a maior medalha de todas, uma melhor qualidade de vida.
O projeto karatê do Ciep 280, de Carmo, tem o apoio técnico de professores consagrados na região, como o professor Jardel Rocha, de Cantagalo, muito querido em Carmo. Sensei Paulo Marcos e sensei Jardel Rocha são os pioneiros do karatê em Carmo, onde já ensinaram para centenas de jovens essa arte marcial. Também recebe supervisão de professores do quadro da federação, que vem do Rio para capacitar mais os alunos.
Devido ao sucesso do projeto, o exame de faixa foi realizado diretamente pelo presidente da FKERJ, sensei Fernando Gomes, quando todos receberam seus certificados de faixa. Essa foi a primeira vez que o próprio presidente da federação realizou um exame em Carmo.