Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
Um debate para fomentar as potencialidades e riquezas dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com essa meta, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) lança o projeto Giro no RJ – 92 municípios em ação! em suas páginas no Facebook e Youtube na segunda-feira (17), às 19h. A primeira live terá como tema “A Pesca Artesanal: da Rede à Mesa” e terá a parceria da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico da Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro.
Os encontros do projeto sempre terão a participação de especialistas e personalidades da cultura do estado. Para a primeira live, são cinco participantes: Silvia Blumberg, assessora da Sececrj; Mônica Brito, superintendente de Desenvolvimento Pesqueiro do RJ; Fernanda Pires; presidente da Cooperativa de Mulheres “Arte Pesca”; Giovane do Nascimento, pesquisador da Uenf; e o ator e apresentador Mateus Solano.
– A ideia nasce da necessidade de criarmos elos entre as cidades que formam o estado do Rio de Janeiro e do estado com o nosso país. Acreditamos que, como cidadãos, temos o dever de conhecer e reconhecer as nossas riquezas. Admirar e produzir a merecida valia que o estado nos apresenta como múltiplas potencialidades. Também vamos destacar a presença e força das minorias neste universo – disse Silvia Blumberg, idealizadora do Giro no RJ – 92 municípios em ação!.
Inicialmente, o projeto será realizado a cada 15 dias nas redes da Sececrj. Na primeira etapa, ele vai destrinchar a cadeia produtiva da pesca e sua ligação com a cultura e as economias criativa e circular em todo o estado. Nos capítulos à frente, outros segmentos serão discutidos, como agricultura e turismo cultural. “Sempre ressaltamos que o estado do Rio possui 92 municípios e temos que pensar em todos eles da mesma forma. Buscar políticas públicas de qualidade para fomentar cultura igualmente. O Giro no RJ vai valorizar as ações e torná-las mais forte na geração de renda“, analisa a secretária de estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.