CINE+ Itaocara reinaugura com Festival de Cinema Italiano e entrada gratuita
Em breve, haverá campanhas educativas nos bairros e em várias instituições
A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil de Macuco esta lançando o projeto ‘Destinar’ para a coleta de óleo de cozinha usado. Para facilitar a correta destinação desse óleo, a secretaria está disponibilizando locais para a coleta. O óleo deve ser colocado em garrafas pet tampadas, já frio, e levado ao ponto de coleta mais próximo. Hoje, as escolas municipais Davi Coelho, na Barreira, e Ciep, na Reta, já recebem o material. Os moradores dos outros bairros, por enquanto, devem ligar para a secretaria (2554-1846), que disponibiliza um funcionário para coletar o material enquanto não há um ponto definido.
O óleo de cozinha usado, quando destinado incorretamente, é um agente poluidor com alta capacidade de poluir os rios e mares, impermeabilizar o solo, tem ação tóxica para os seres aquáticos, encarece o custo do sistema de tratamento de resíduos, entope as tubulações de esgoto, entre outros problemas.
Segundo o secretário Edwand Júnior, em breve a secretaria vai realizar campanhas educativas nos bairros, escolas, igrejas, comércios e restaurantes para que todos se tornem parceiros nesta ação de educação ambiental. Ainda de acordo com ele, a maioria das lanchonetes e restaurantes de Macuco já conta com um recipiente adequado para a coleta desse resíduo e, após o armazenamento de certa quantidade do produto, ele deve ser encaminhado para empresas que reutilizam para fabricação de sabão.
– Esta é uma ação simples, mas que tem um grande efeito no meio ambiente. É preciso que todos nós nos preocupemos com a destinação correta do óleo que usamos em casa. O nosso intuito é que no decorrer deste projeto já possamos ter volume e qualidade suficiente do produto para a criação de uma associação que possa produzir o sabão em barra no nosso município, lembrando que quem preserva o meio ambiente, preserva a vida – enfatizou Edwand Júnior.